Cruzador Vesta

Categoria de espaçonaves multifuncionais, também conhecidas como cruzadores ou espaçonaves MF, que integram a classe Vesta, utilizada na Frota da LTL (Liga dos Terranos Livres).

Dados Gerais


Trata-se de unidades esféricas com 100 m de diâmetro, que são projetadas para lidar com uma ampla gama de missões. Essas espaçonaves multifuncionais podem ser convertidas em uma unidade especial com a ajuda de vários módulos MF. Os módulos MF ficam ancorados na baia MF, logo abaixo da faixa dos geradores equatoriais. Esse desenvolvimento significou que a estrutura de frotas terrana dentro da classe de 100 metros mudasse para a gama de modelos do cruzador MF Vesta com mais de 85 por cento. O cruzador MF de 100 metros de diâmetro é conduzido por uma tripulação básica de 87 pessoas, que pode ser complementada com cerca de 100 especialistas, soldados e tripulação de naves auxiliares. Como naves auxiliares para a tripulação, são transportados oito mini-space-jets e dois shifts. Além disso, dois space-jets de 30 metros podem ser acomodados no hangar roll on/roll off. Seis propulsores metagrav garantem o voo na área superfotônica. Após o pouso, o cruzador flutua em um campo de repulsão. A nave Gilgamesh também carrega a bordo cruzadores Vesta, os quais estão equipados com a mais recente tecnologia de Camelot. Externamente, eles não são muito diferentes de naves comparáveis, mas muitas de suas inovações técnicas representam uma sensação para quem as vê pela primeira vez, especialmente no que diz respeito ao armamento ofensivo e defensivo.

Espaçonaves conhecidas


Algumas espaçonaves conhecidas dessa categoria são:

  • CVV-1 e Eidolon.

História


Em 13 de outubro do ano 1169 NCG, Perry Rhodan e nove de seus amigos partiram em um voo para o planeta artificial Peregrino. Para isso, ele escolheu o cruzador Eidolon. Em dezembro do ano 1288 NCG, Atlan, com dois cruzadores Vesta da organização Iprasa, libertou 160 prisioneiros do planeta penal Trankun, entre os quais estava também Hermon de Ariga. Nessa época, Gucky esteve no sistema Treezan com o cruzador Vesta Vagabundo número 1, abreviado como CVV-1, onde observou uma nave-ouriço.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR1501, PR1502, PR1508, PR1809, PR1810, PR1811, PR1820, PR1830, PR1841, PR1847.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “VESTA-Klasse”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/VESTA-Klasse). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: 
Verbete Principal: