Deformação abstrata psicossomática
Termo utilizado na medicina, abreviado como DAP.
Designação
O termo foi cunhado pelo cientista dr. Thunar Eysbert, o cosmopsicólogo da nave Marco Polo. Após extensa pesquisa no planeta Tahun, a doença foi renomeada como epidemia viral paraenergética. A epidemia, transmitida através de um vírus, foi introduzida por Perry Rhodan quando ele retornou de sua viagem ao universo-espelho. O patógeno se espalhou via hiper-rádio e foi capaz de infectar quase toda a Via Láctea. Os ativadores celulares oferecem tão pouca proteção contra a epidemia quanto a estabilização mental. Todos os seres inteligentes estão em risco de infecção, mesmo aqueles que não são descendentes dos lemurenses. O período de incubação da epidemia é de 10 a 13 dias.
Efeitos
Dependendo do povo, os infectados passam por várias fases sucessivas.
Nos terranos
No caso dos terranos, a primeira fase se caracteriza por um abandono das atividades regulares e a dedicação exclusiva a passatempos de gosto pessoal. A segunda fase é marcada por uma ânsia incontrolável de visitar a terra natal da própria pessoa ou de seus antepassados, o que desencadeou uma imensa onda de migração ao Sistema Solar. A terceira fase é marcada por uma apatia absoluta, que, devido ao exaurimento das forças e ao abandono gradual dos cuidados pessoais, leva à morte em questão de dias.
Combate
Foi feita uma tentativa de combater a epidemia por meio de uma vacina paraexótica. Uma cura real para a epidemia da DAP não foi encontrada; no entanto, os sintomas puderam ser contidos pelo menos temporariamente usando psicofármacos. A única pessoa conhecida que tem imunidade completa à epidemia da DAP é Kol Mimo, que, junto com Alaska Saedelaere, o prof. dr. Goshmo-Khan e Mentro Kosum, fez uma viagem de volta no tempo com um deformador de tempo-zero para tentar impedir o surto da epidemia através de um paradoxo temporal. Kol Mimo teorizou que a epidemia não foi introduzida por Perry Rhodan em seu retorno do universo paralelo, como se pensava anteriormente. Em vez disso, ele presumiu que o patógeno da epidemia da DAP já existia na Via Láctea há muito tempo e que a doença só foi desencadeada pelo evento especial da transição de curto prazo de ambos os universos. Como essa transição foi criada por Perry Rhodan matando seu antípoda Perry Rhodan II com um tiro de radiador, o surto da epidemia seria evitado, segundo o matelógico para-abstrato, modificando o próprio processo de como se deu a morte.
Fontes
- PR608, PR621.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “PAD-Seuche”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.