Dengejaa Uveso

Designação para o gigantesco buraco negro situado no centro da Via Láctea. O nome vem do sothalk, a linguagem dos guerreiros eternos, e significa “o abismo da força plena”. Entre os terranos, é conhecido como Sagitário-A, no jargão também como Big Black Hole. Os arcônidas falam de Thelak-Holur, os blues de Zyuerfityuer-Piilike. Os galácticos também chamam o abismo negro de “buraco negro de Amagorta”.

Dados Gerais


O buraco negro está localizado no centro gravomecânico da Via Láctea, a 32.000 anos-luz do Sistema Solar e em uma região de extrema densidade estelar. Outros 3.000 anos-luz estão entre Dengejaa Uveso e o centro absoluto de nossa galáxia. Um disco de acreção brilhante, composto de nugas, circula o buraco negro, que mede aproximadamente 60.000 km. O nugas é criado por matéria que é capturada pelas forças gravitacionais do buraco negro e é aquecida quando cai no horizonte de eventos.

O plano dos cosmocratas

Em uma conversa entre o cronista de Aquilo e um enviado dos cosmocratas, ocorrida por volta da virada dos anos 446/447 NCG, foi sugerido que o buraco negro deveria um dia servir de acesso ao próximo nível superior de existência para Aquilo.

  • Nota: Isso deve significar o próximo nível do modelo das cascas de cebola, não o nível de existência no sentido usual.

História


No primeiro milênio NCG

O nome Dengejaa Uveso ganhou aceitação em toda a Galáxia desde o século V NCG, quando temporariamente (nos anos 429 a 446 NCG) se tornou o gerador de energia para o chamado “Nó Górdio” dos guerreiros eternos, e substituiu os termos mais antigos quase por completo. Depois dos guerreiros eternos, Monos utilizou o buraco negro central para isolar a Via Láctea (até o ano 1147 NCG), pelo que ambas as partes tiveram que recorrer à ajuda dos sensíveis psíquicos nakks.

No segundo milênio NCG

Em janeiro do ano 1346 NCG, 100.000 investigadores das trevas prepararam o ritual chamado salto refativo em Dengejaa Uveso. Isso foi observado por Perry Rhodan e Gucky, que viajaram para o buraco negro com um clipper-fonte órfão. Devido a uma intervenção de rebeldes das fileiras dos investigadores, o salto foi diferente do esperado e o servidor do caos Twarion Uruc foi destruído. Em abril do ano 1463 NCG, os androides-anões estacionaram a espaçonave Potência das Luzes perto de Dengejaa Uveso, enquanto o androide-anão Eroin Blitzer pegou Alaska Saedelaere com a nave auxiliar Rotor-G em Terrânia para ajudá-los a encontrar a encarregada dos cosmocratas Samburi Yura.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1300, PR1311, PR1325, PR1336, PR1346, PR1347, PR1348, PR1349, PR2538, PR2705.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dengejaa Uveso”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2021.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: