Efeito Doppler

Fenômeno natural. Efeito físico referente à variação do espectro luminoso de corpos que se movem em alta velocidade em relação a um observador em repouso. Quando corpos celestes afastam-se de um observador em alta velocidade, eles tendem a ter um “desvio para o vermelho”, ou seja, tendem a assumir um tom avermelhado (do ponto de vista do observador). Da mesma forma, quando corpos celestes aproximam-se de um observador em alta velocidade, eles tendem a ter um “desvio para o azul”.

Nota: Assim é designado um fenômeno físico que foi descoberto pelo físico austríaco Christian Johann Doppler (1803-1853), que ocorre também na acústica, na óptica e na astronomia.

Física


Óptica e astronomia

O efeito Doppler é muito utilizado pelos astrônomos para calcular as velocidades relativas e as distâncias de outras galáxias em relação à Via Láctea. Como no universo normal, o efeito Doppler também se aplica no Universo Vermelho dos druufs. Ali, Gucky pôde observar um desvio para o vermelho significativo a bordo de uma espaçonave a uma distância ligeira de uma estrela.

História


Em abril do ano 3459, um efeito Doppler medido no cinturão de asteroides serviu a Perry Rhodan como uma evidência da destruição de uma espaçonave dos seguidores de Roctin-Par. Como temido e previsto pelo líder dos rebeldes, a base dos provconeses foi identificada pela frota dos lares do Concílio. Os seguidores de Roctin-Par fugiram em uma espaçonave, que foi então atacada e destruída pelo lado contrário. O efeito Doppler de uma forte explosão medido na Terra provou a destruição da espaçonave em fuga.


Créditos: 

Fontes


  • PR38, PR65, PR268, PR657.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dopplereffekt”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: