Enteléquia

Designação da mentalidade especial e visão de mundo dos loowers, que surge de sua consciência profunda ou secundária.

Descrição


Além da consciência ordinária, os loowers possuem uma segunda consciência mais profunda, com que cada loower verifica e corrige permanentemente seus pensamentos e ações. Com a consciência profunda, cada loower tenta, assim, modelar a sua própria vida para servir ao bem de todo o seu povo contra o fundo da história looweriana. Por essa razão, entende-se os loowers também como um coletivo. Em relação a estranhos, ela constitui uma inibição natural quanto a falar tudo que se relaciona com a consciência profunda. Apenas o vigia e o mestre da fonte podem superar essa inibição.

Conteúdos detalhados

Basicamente, o pensar enteléquico é alinhado ao pacifismo. Por essa razão, os loowers preferiam negociações diplomáticas e isso provava também muita paciência. Em seus olhos, o povo superior trás mais responsabilidade do que aquele que é menos desenvolvido. A violência é considerada como último recurso, porque não se pode forçar um povo a um comportamento contrário à sua natureza. Difícil de entender para os loowers eram ações contraditórias. Em seus olhos, um povo não podia dizer uma coisa e fazer outra. Como os terranos defendiam, assim, o Olho de Laire não ter interesse no presente, mas não estavam entregando, porque um único indivíduo não pode ser persuadido (ou seja, Boyt Margor), os loowers se sentiam absolutamente enganados, porque para eles houve a conclusão lógica de que eles estavam sendo enganados.

  • Nota: O termo enteléquia vem do filósofo grego Aristóteles e descreve a propriedade de algo ou alguém, para ter a completude em si mesmo. É composto das palavras gregas “en” (em), “Telos” (objetivo) e “echein” (ter).

 

Créditos: 

Fontes


  • PR892, PR900, PR901, PR902, PR903, PR912.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Entelechie”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: 
Verbete Principal: