Ephelegon
Sistema estelar da Via Láctea, constituído de um sol amarelo normal do tipo G, distante mais de 18.000 anos-luz do Sistema Solar. Possui onze planetas, sendo o principal Rudyn. Já foi o sistema central da União Centro-Galáctica.
Dados | Valores |
---|---|
Outro nome: | Fortaleza Centro-Galáctica |
Galáxia: | Via Láctea (Westside) |
Distância para o Sistema Solar: | 18.392,1 anos-luz |
Tipo espectral da estrela: | G2 (sol amarelo) |
Número de planetas: | 11 |
Planetas conhecidos: | Rudyn, Benjamin |
Povos conhecidos (habitantes): | Rudynenses |
Dados Gerais
Mundo de Cassidy
O primeiro planeta é menor que o Mercúrio solar, quente e com rotação limitada.
Ephang
O segundo satélite Ephang é um gigante gasoso inabitável. Seu diâmetro é de cerca de 150.000 km. A atmosfera de Ephang é uma mistura de amônia, hidrogênio e metano. Tem seis luas maiores e treze pequenas, bem como dois delicados anéis de poeira. Esse é o lugar onde as competições de pilotos da névoa aconteceram no ano 3102.
Benjamin
O terceiro planeta é uma selva quente, mas habitável. As famílias governantes de Rudyn usaram Benjamin como colônia penal e campo de trabalhos forçados até serem derrubados por uma revolução no ano 2740. A queda marcou o início do sistema dos calfactores.
Rudyn
O quarto mundo é um planeta parecido com a Terra. Tem uma atmosfera respirável e é habitado por colonos terranos.
Batalo
O quinto planeta Batalo está completamente desenvolvido como um mundo industrial, assim como as duas luas. Na densidade das instalações de fabricação, já é uma reminiscência do planeta Árcon III. Batalo é a localização do estaleiro Dorogoj, onde a classe Ephang foi fabricada. A partir do ano 2015 NCG, os ultracouraçados da classe Patoman foram construídos ali, incluindo a nave Thora (século XXI NCG).
Doogini
Doogini, o sexto planeta, é rico em metais, é entrecruzado por extensos sistemas de túneis de diferentes épocas. Ali existem instalações de mineração em grande escala, a maioria totalmente robotizada.
Heru
O sétimo planeta é um gigante gasoso com uma impressionante cor rosa e onze luas.
Spishi
Spishi é o oitavo planeta, um gigante gasoso azulado com quatro luas, a menor das quais tem a forma de um amendoim.
Neeshia
O nono planeta é um mundo de pedra ou gelo. Tem um diâmetro de cerca de 4.900 quilômetros. Neeshia não tem atmosfera para falar e é conhecida como o mundo noturno.
Deelgai
O décimo planeta é um mundo de pedra ou gelo. Tem um diâmetro de cerca de 2.400 quilômetros.
Jiwe
O décimo primeiro planeta é uma pedra fria. Uma rede impressionante de linhas de falha abrange todo o planeta. Acredita-se que em algum momento de sua formação Jiwe se separou e se reagrupou.
História
A colonização do sistema começou em meados do século XXV. Como os colonos não vieram diretamente da Terra, a colônia não se enquadrou nas disposições da Lei de Autarquia. Portanto, foi independente do Império Solar desde o início. Ephang era o esconderijo dos últimos grossarts da Via Láctea, esses foram descobertos no ano 2841 pela USO. No início do século XXIX, a União Centro-Galáctica foi fundada. A sede do governo Opral foi construída na cidade de Genzez, em Rudyn. O sistema de governo era uma ditadura coletiva. Um conselho de vinte e um calfactores vitalícios governou com mão de ferro os mundos da UCG. Os oponentes políticos foram combatidos impiedosamente. Até o ano 3430, a área da UCG controlada por Ephelegon se estendia para 562 sistemas estelares. Após a queda da coalizão antiterrana no ano 3434, a época dos calfactores chegou ao fim. Um grupo rebelde assumiu o poder e estabeleceu um sistema democrático de governo. O destino de Ephelegon durante os anos sob o governo dos lares e Monos permaneceu no escuro. É sabido que um tremor espacial atingiu Rudyn no ano 3587 e o devastou completamente. Depois que Monos foi derrubado, a União Opral se tornou o estado sucessor da UCG. A sede do governo é o Opral. Até o ano 1344 NCG, 946 sistemas estelares com 1.026 mundos colonizados pertenciam a ela. A partir do ano 1566 NCG, o sistema Ephelegon foi a sede do Residente da Liga dos Galácticos Livres e foi protegido por um campo defensivo Terranova. Nessa época, também era chamado de “Fortaleza Centro-Galáctica” por muitos residentes da Via Láctea.
Fontes
- PR418, PR495, PR975, PR3000, PR3001, PR3014, PR3015.
- RP 102.
- Atlan nº 51.
- Atlan-Rudyn nº 2 e 3.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ephelegon”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.