Ertru-cosmobim

Saúde/farmacêutica. Tipo de medicamento terrano, uma droga misteriosa inventada por cientistas terranos. É a única capaz de enfrentar a enfermidade conhecida como chaga da podridão.

Forma de dosagem e efeito


O tratamento da doença era extremamente complicado. O ertru-cosmobim propriamente dito consistia em cristais prateados brilhantes do tamanho de uma cabeça de alfinete. Havia uns poucos maiores. Chegavam à cerca de três milímetros. Cada cristal emitia radiações de pequena intensidade, às quais era devido o efeito curativo. Matava os germes, permitindo que a pessoa atacada sarasse. Porém, havia um detalhe que tornava mais difícil o tratamento. Se a ampola fosse aberta sem as devidas precauções, os cristais se evaporavam gerando calor e fazendo com que a temperatura se elevasse a cerca de 65°C. O medicamento perdia o efeito.

Fabricação


O ertru-cosmobim vinha da Terra em pequenas ampolas cilíndricas. Em cada uma delas havia cerca de 10 cm³ do medicamento. Só havia um lugar em que esse tratamento podia ser feito: a Clínica Central de Baretus, em Ertrus.

História


Naturalmente o ertru-cosmobim passou a ser o principal produto de exportação da Terra para o planeta Ertrus. Contribuiu para manter a situação de destaque econômica que a Terra mantinha na Galáxia. Se não fosse o ertru-cosmobim, os ertrusianos estariam perdidos.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR406.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ertru-Cosmobin”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: