Esfera bilocal
Termo tecnológico. Formado pelas palavras latinas “bis” para dois e “locus” para lugar, bem como do antigo termo grego σφαῖρα “sphaira” para esfera, é uma área de espaço-tempo de 34 quilômetros de diâmetro que é retirada do universo normal e existe em dois lugares ao mesmo tempo, de modo que os locais de partida e destino são virtualmente idênticos.
Dados Gerais
A esfera bilocal é criada pelos cosmocratas com a ajuda de uma hipérbole sextadim, a relíquia de uma superinteligência que se tornou um sorvedouro de matéria, e expira após 181 dias. Ela permite que naves espaciais viajem por grandes distâncias interestelares em tempo-zero.
História
Nos tempos antigos, houve um aumento da hiperimpedância na Vecuia, que fazia parte da concentração de poder da superinteligência Vecu, o que tornou as tarefas dos seus povos auxiliares, os cairaneses, ladhonenses, shenpadris e thesanitas, consideravelmente mais difíceis, apesar do armamento maciço e grandes esforços para extrair hipercristais. Nessa fase, a Vecu recebeu uma nova e exigente ordem da cosmocrata Mu Sargai: as relíquias da superinteligência Ettama deveriam ser eliminadas. Porém, a sede dessa, a galáxia Rhe, estava a 913 milhões de anos-luz de distância e, portanto, inacessível pelos meios normais. Mu Sargai então desbloqueou o uso de uma esfera bilocal. Como recompensa, a Vecu foi autorizada a continuar a utilizar a hipérbole sextadim para os seus próprios fins após a conclusão da missão. No ano 1572 NCG, Pina Amistead, comandante da nave terrana Ulixes, fez uma descoberta alarmante no Eastside da Via Láctea, que ela queria transmitir pessoalmente ao então residente da LGL, Hekéner Sharoun. Quando o cairanês Guulmen Cutthunese, que na época trabalhava disfarçado como taxidermista no Sistema Solar, descobriu isso e suspeitou que se tratava da esfera bilocal, que serviria de porta de entrada para a Via Láctea para o comboio vecuniano, ele quis evitar isso por todos os meios possíveis, cometeu um ataque suicida contra Sharoun, que também destruiu a Ulixes. Por volta do ano 1600 a 1610 NCG, existia uma esfera bilocal que fornecia uma conexão entre a Via Láctea e NGC 1169. O colapso da conexão deixou os cairaneses do Mundo da Égide isolados do resto de seu povo.
Fontes
- PR3025, PR3045.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Bilokal-Sphäre”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.