Europa (lua)

Pequeno corpo celeste do Sistema Solar. É uma das luas do planeta Júpiter. Europa é a segunda mais interna e a menor das quatro grandes luas do planeta gigante. Há 20 milhões de anos, a lua era chamada de Maogmel.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Maogmel (no idioma pharisch)
Planeta: Júpiter
Sistema estelar: Sol
Galáxia: Via Láctea
Distância média do planeta: 670.900 km
Distância média do Sol: 758,57 milhões de km
Período orbital ao redor do planeta: 3,55 dias
Período de rotação própria: 85 h
Tipo: Mundo de rotação sincronizada
Diâmetro equatorial: 3.126 km
Gravidade superficial: 0,13 g
Temperatura média diurna: -160 ºC até -220 ºC
Habitantes: Europanos

Dados Gerais


Europa é um mundo de rotação sicronizada. Sua superfície é um deserto hostil feito de gelo fissurado que tem entre 2,5 e 18 quilômetros de espessura. A temperatura está entre -160 °C no equador e -220 °C nos polos. O mar sob o manto de gelo cobre toda a lua e é feito de água. As fontes que surgem quando o gelo se quebra são uma atração; eles podem disparar até mais de cem quilômetros. Os turistas podem assistir ao espetáculo natural das bruxas errantes de gelo. O oceano está sujeito a regulamentos especiais de proteção ambiental pela administração planetária do sistema de Júpiter, a fim de preservar o delicado e particularmente valioso ecossistema. É praticamente impossível obter concessões para minerar no fundo do oceano.

Cidades

Até o início do século XIV NCG existiam várias cidades subaquáticas, que foram então abandonadas e na sua maioria desmanteladas. Uma das cidades subaquáticas ainda preservadas por volta do ano 1513 NCG era Abissária, mas não era mais habitada. No início do século XVI NCG, os europanos viviam nas duas cidades Telephassa no polo norte e Catedral dos Guardiões no polo sul.

Habitantes

Os habitanes são chamados de europanos. Seu cabelo geralmente é significativamente mais grosso do que o dos terranos.

História


No ano 20.103.191 AC, a lare Brea-Sil, que trabalhava para o Códice, tinha um escritório de planejamento na lua. Por volta do ano 1303 NCG, o STL mantinha várias bases secretas em Europa. No ano 1311 NCG, uma das cidades subaquáticas foi parcialmente inundada quando o KorraVir foi implantado. Os residentes, no entanto, puderam ser colocados em segurança em tempo útil. Várias dessas cidades subaquáticas existiram até o início do século XIV NCG. Como resultado do choque de hiperimpedância, todas foram abandonadas e algumas desmontadas. No ano 1512 NCG, o bilionário Viccor Bughassidow comprou um pequeno lote no fundo do oceano (abaixo do gelo) para realizar escavações arqueológicas. Ele descobriu uma caverna supostamente criada artificialmente. Essa deveria ter uma idade de 18 a 21 milhões de anos. Por volta do ano 1513 NCG, a Fundação a-Hainu administrava o Lar de Repouso Hainu, uma filial da casa principal em Marte.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR398, PR2008, PR2101, PR2700, PR2805.
  • internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Europa (Mond)”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: