Globo-menor

Tipo de espaçonave terrana. São naves esféricas com um diâmetro de 30 metros.

Descrição


A construção do globo-menor baseou-se na ideia de fundir as características essenciais do space-jet e da corveta.

Equipamento

Os globos-menores estão equipados com um campo SAE e um campo paratron, e armados com canhões conversores. A tripulação permanente do globo-menor tipo I é composta por oito homens. As naves globo-menor tipo II também estão equipadas com estabilizadores, em que estão flanqueadas almofadas multifuncionais (MF). Nessas, podem atracar outras pequenas espaçonaves ou vários módulos. Os dois tipos estão equipados com um shift.

Dados de desempenho

O fator ultraluz da propulsão metagrav de um globo-menor é de 62 milhões de vezes a velocidade da luz, e a aceleração máxima é de 980 km/seg², com alcance de cerca de 89.000 anos-luz. A decolagem e o pouso são realizados por meio antigravitacional e por duas unidades de propulsão de impulsos totalmente móveis, montadas nas laterais na direção do voo. Após o pouso, o globo-menor flutua sem contato com o solo — fixado pela gravoâncora — em um campo de repulsão.

Classes de espaçonave globo-menor conhecidas


As classes de espaçonaves do tipo globo-menor conhecidas são a classe Kaskaya e a classe Kaskaya II.

História


Os globos-menores da classe Kaskaya foram usados pela primeira vez no ano 1143 NCG como naves auxiliares da nave Tortuga. A partir do ano 1200 NCG, essas naves foram gradualmente substituídas por unidades da classe Kaskaya II, que foram empregadas pela primeira vez como naves auxiliares para as espaçonaves da classe Odin.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1424, PR1759, PR1809.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Minor-Globe”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2019.
Seção do Site: