História do Site
OK, é verdade que o nome do site não está plenamente correto. A Stardust Page não é uma página simplesmente, mas sim um site que oferece conteúdo em várias e várias páginas, neste caso sobre a série Perry Rhodan. Mas o nome é esse mesmo, por uma questão de tradição. A Stardust Page surgiu no final de 1997, numa época em que a Internet ainda não era tão disseminada no Brasil e era comum referir-se aos sites como "páginas" - e muitos eram assim mesmo, apenas uma página HTML sobre um determinado assunto ou empresa.
Naquela época de recursos e tecnologias incipientes, não era fácil encontrar informações sobre a série. Havia um bocado de textos em alemão, que tinham então um aspecto bem mais intimidador do que hoje, algum coisa em inglês e praticamente nada em português sobre ela. Era minha época de faculdade, eu havia descoberto recentemente o trabalho esforçado e revelador do PRFCB, e decidi montar uma "página" sobre a série, por não encontrar praticamente nada sobre ela em nosso idioma.
O projeto começou cheio de ideias, mas focando desde o início em informações gerais sobre ela e resumos dos volumes não disponíveis no Brasil - e com passar dos anos foi crescendo, agregando novos recursos e tecnologias para automatizar a produção e enriquecer a experiência dos visitantes, expandindo seu alcance com artigos sobre as vertentes da série e dicas sobre como ter acesso a materiais dela. Também passou a trazer as novidades sobre os lançamentos semanais na Alemanha e tabulações de dados sobre os ciclos e episódios.
Tudo isso durou até 2001, quando, na esteira dos esforços empreendidos pelo PRFCB, passei a me dedicar a outro projeto mais ambicioso - a produção da própria edição brasileira da série, que regressou em 2001, mas cujo trabalho intensivo a partir daí infelizmente não deixou tempo para dedicação ao site que tanto me trazia prazer construir. Com isso, o site acabou desativado, mas a retomada desse projeto sempre esteve rondando meus pensamentos durante esse tempo todo.
Em 2015, com a edição brasileira mais uma vez disponível para os leitores brasileiros, bem como a aproximação do lançamento de mais um novo ciclo da série na Alemanha (o 39º), na sequência de um elogiado arco de histórias, a ideia pessoal de trazer de volta o site ganhou força e convergiu para outra ideia - a de prover mais conteúdo por parte da SSPG para os fãs, já que o novo site da editora desde o início focou em disponibilizar os novos volumes da edição para os leitores. Dessa forma, em vez de expandir o site da editora com esses conteúdos, optei por trazer de volta aquele "velho" site, que por muitos anos foi uma referência para alguns leitores e acompanhou toda a trajetória da volta da série em 2001. Ter um site separado do da editora não foi uma decisão trivial, mas foi a alternativa escolhida porque assim, além de editar riscos à estrutura da loja virtual da editora, permite explorar áreas da série fora das cobertas pela edição brasileira - o que não teria tanto sentido em um site oficial da edição.
Mais um bom tempo se passou desde então - com o tempo escasso devido a outras tarefas e à produção da edição, o projeto da nova Stardust Page andou bem devagar. A estrutura interna do site demandou bastante trabalho, com o conteúdo surgindo aos poucos à medida que essa estrutura permitia. Em 2017, o projeto ganhou um grande reforço, com a colaboração do Jocélio Maciel, há muito tempo colunista da edição brasileira e, que, com seu grande conhecimento sobre a série e a experiência acumulada na produção da seção "Glossário" da edição, assumiu os cadastros da seção "Enciclopédia" do site. Da minha parte, além da estrutura, concentrei no cadastro dos episódios. Por fim, também tivemos um apoio do César Maciel na parte das sinopses dos ciclos e dos títulos de uma parte dos episódios inéditos no Brasil. Com isso, o site ganhou um volume suficiente para seu relançamento em fevereiro de 2018.
O foco da Stardust Page será o mesmo de antes, mantendo sua identidade de sempre: resumos dos episódios e os lançamentos da semana, com foco no ponto atual da série nas edições alemãs e brasileira. Mas não se restringirá a isso, inclusive em função de todo o material produzido na fase anterior do site, que chegou a acumular resumos de quase 150 episódios inéditos no Brasil. É claro que há outros sites em português que oferecem esse tipo de conteúdo - mas aqui a ideia é acompanhar o conteúdo da SSPG no Brasil e disponibilizar novamente o material anterior do site, que ficou "fora do ar" por 17 anos e agora estará de volta. Espero que apreciem este trabalho feito com muita dedicação e prazer para os fãs. E quem quiser colaborar com o conteúdo do site, entre em contato por favor pelo contato@stardust.net.br.
Imagem: Gray Morrow / (c) Editora Tecnoprint Ltda.