Jarvith-Jarv

Quarto planeta de um total de quatro do sistema estelar do sol amarelo Jarvith, localizado perto do centro da Grande Nuvem de Magalhães.

  • Nota: De acordo com o episódio PR1021, ele é o segundo planeta.
Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Jarvith
Galáxia: Grande Nuvem de Magalhães
Luas: 1, em forma de amendoim
Período de rotação: 27,8 h
Diâmetro: Tamanho da Terra
Gravidade superficial: 1,2446 g
Atmosfera: Contém substâncias nocivas; é necessário um filtro respiratório
Temperatura média diurna: 35ºC
Povos conhecidos (habitantes): Terranos e uma mistura de povos
Capital planetária: Jarvon

Dados Gerais


A atmosfera de estufa contém poluentes. O mundo é do tamanho da Terra, com gravidade de 1,24 g, período de rotação de 28 h, temperatura média de 35° Celsius. O planeta possui apenas dois continentes gigantescos que cobrem os hemisférios norte e sul. Eles são separados por uma ampla faixa marítima equatorial. Por sua vez, essa é interrompida por uma enorme ponte terrestre que liga os continentes norte e sul. A superfície do mundo é amplamente vulcânica. Os vulcões jogam grandes quantidades da chamada cinza adejante. A fauna e a flora são semelhantes às encontradas na Terra no Terciário Médio. Como a atmosfera contém substâncias nocivas, os habitantes precisam usar filtros de proteção respiratória fora dos edifícios climatizados. Jarvith-Jarv tem uma lua, que, por causa de sua forma, é chamada de Amendoim. Existe no planeta um posto comercial da Hansa Cósmica, localizado em uma enorme ponte terrestre que liga os continentes norte e sul através de um cinturão marinho equatorial.

A fauna

Existem herbívoros gigantes e pássaros enormes em Jarvith-Jarv. Um inseto conhecido é a libélula-de-ferrão. Por causa de seu veneno mortal, esse inseto voador também pode ser perigoso para os seres humanos. Em vales vulcânicos, vivem halkones em bandos no continente sul.

A flora

Coníferas, árvores vermelhas, samambaias e grama são conhecidas em espécies de plantas. Os minúsculos fungos que se alimentam dos halkons crescem sob a malha de lavanda.

Jarvon

No ano 424 NCG, na costa oeste, no meio da ponte terrestre, fica a capital do planeta, Jarvon, com o posto comercial de mesmo nome da Hansa Cósmica. A cidade está agrupada em forma de ferradura em torno de um espaçoporto associado e é cercada por imensos vulcões. Todos os edifícios de Jarvon estão sob uma cúpula de plástico transparente. Variedade e abundância prevaleceram em Jarvon. As pessoas da cidade são tão pacíficas que nem a polícia estava armada. Cinco mil quilômetros ao norte de Jarvon há uma vila cupular na costa com um porto aberto. Os habitantes pescam moluscos, que eram considerados iguarias e eram vendidos principalmente para viajantes espaciais.

História


Até um tempo desconhecido, Jarvith-Jarv deve ter sido habitado por seres inteligentes, que, no ano 424 NCG, estavam extintos. As ruínas do templo dos povos indígenas ergueram-se em uma planície vulcânica no norte de Jarvon. Não muito tempo depois da introdução do Novo Calendário Galáctico, o planeta foi povoado pela família arcônida Goron, de 27 pessoas. Os arcônidas inicialmente moravam sozinhos em Jarvith-Jarv e viam o mundo como sua propriedade. Aproximadamente no ano 224 NCG, o chefe da família assinou um contrato com a LTL, após o qual Jarvith-Jarv foi colocado sob administração terrana. A família Goron tinha alguns privilégios contratualmente garantidos. A população total do planeta no ano 424 NCG é de pouco mais de duzentas mil pessoas. Em Jarvon, vivem quarenta e oito mil seres humanos e membros de outros povos. Seu prefeito é o arcônida Kulgar Hars. Jarvith-Jarv estava a caminho da independência esse ano. Armas eram proibidas em Jarvith-Jarv durante esse período. Embora apenas duas a três naves espaciais fossem processadas no posto comercial todos os dias, Jarvith-Jarv era considerado um mundo comercial importante, porque o seu bem de exportação mais importante é a chamada cinza adejante, ejetada em grandes quantidades pelos vulcões, adequada para todos os usos possíveis por causa de sua estrutura cristalina e com aplicações principalmente em microtecnologia. Jarvith-Jarv é o mundo natal de Bruke Tosen, que nasceu no ano 383 NCG.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1012, PR1021.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Jarvith-Jarv”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: