Jauk

Povo não humano e inteligente, cujos indivíduos são seres anfíbios originários da galáxia Hedropoon. Eles são um dos povos auxiliares de Seth-Apophis.

Descrição Física


Os jauks têm uma aparência vagamente humanoide. Seu torso é cilíndrico, parecendo um cano, com cerca de 50 cm de espessura e 1,50 m de comprimento. Na extremidade superior, fica uma protuberância semiesférica e gelatinosa, uma espécie de cabeça, uma estrutura que parece uma tigela virada para cima, sobre a qual se aglomeram inúmeras estruturas semelhantes a talos de diferentes espessuras. Essas franjas são roxas e representam vários órgãos sensoriais. Os jauks têm dois pares de braços, um dos quais é atrofiado, mas o outro é bem desenvolvido. Os braços terminam em extremidades desfiadas, compostas de lóbulos preênseis, cujo número varia de dez a quinze. Eles têm quatro pernas que terminam em tocos largos, que se espalham como pratos quando são apoiados. Podem se mover apenas lentamente com isso. Respiram por guelras e pulmões ao mesmo tempo.

Características Psicológicas


Os jauks são um povo normalmente pacífico. Há ocasiões em que um jauk negligencia seus deveres para ir se banhar. Um jauk pode planar na água como um torpedo. Os jauks quase não conhecem roupas no sentido tradicional. Somente quando deixam seu planeta natal, Chantcar-Vtar, eles usam trajes espaciais e trajes protetores, estruturas de aparência desajeitada que parecem balões devido à irrigação interna. Os jauks bissexuais são física e mentalmente pesados, bem-humorados, no entanto, também fáceis de conduzir e influenciar - executores acríticos de ordens.

Tecnologia


Espaçonaves

As espaçonaves dos jauks são construções de duas partes, a parte inferior é um disco de 150 m de diâmetro e 60 m de altura, a parte superior é uma estrutura de caixa retangular de 100 m de comprimento, 30 m de largura e 20 m de altura. A estrutura é uma homenagem à origem dos jauks, nada mais é do que um banheiro equipado com todos os requintes técnicos, para onde os tripulantes (sempre 50) podem se refugiar de vez em quando. Os propulsores e bocais associados estão localizados em um anel anelar em torno do aro externo do disco. A propulsão corresponde aproximadamente à propulsão linear dos terranos. A fuselagem é laranja-avermelhada e equipada com antenas, cúpulas de observação, torres de armas, etc.

Jauks conhecidos


Alguns jauks conhecidos são:

  • Jarokan, Prol e Qawa.

História


Nada se sabe sobre a história dos jauks. Alguns deles pertenciam às tripulações das estações na área do Nada Giratório (Rubi Gelado), nas quais se produziu a chamada matéria de frenagem.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1073, PR1089.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Jauks”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: