Kahalo

Terceiro planeta do sistema estelar Orbon, situado nas imediações do centro da Via Láctea. Ele era denominado de Tanta III pelos lemurenses.

Dados Gerais


Era um mundo de oxigênio semelhante a Terra, com gravitação de 0,95 g. Possuía um hexágono de pirâmides, de onde era controlado o transmissor solar hexagonal do centro da Via Láctea. O conjunto gigantesco das seis pirâmides de regulagem erguia-se para o céu chamejante. Atrás delas via-se o cintilar ininterrupto de bilhões de estrelas, que envolviam Kahalo numa gigantesca esfera de luz que doía nos olhos.

História


Era a base temporal mais importante dos senhores da galáxia há 50 mil anos.

No ano 49.988 AC

Nessa época, a nave Crest III, com Perry Rhodan e Atlan, se materializou, depois de uma viagem no tempo, sobre o planeta, que era protegido por uma forte frota lemurense durante a guerra contra os halutenses. Então a nave capitânia foi para a Terra ou Lemur. Tentando pegar o agente do tempo tefrodense Frasbur em Kahalo algum tempo depois, os parasprinters Tronar e Rakal Woolver ficaram temporariamente sob o poder do SdG Regnal-Orton (Fator VII). Depois de sua morte, Gucky pode dominar Frasbur e levá-lo para a Crest III, onde foi interrogado sobre a possibilidade de retornar ao presente.

No ano 2328

No início de dezembro do ano 2328, o mundo de ajuste foi descoberto por acaso, quando Perry Rhodan, Atlan, Reginald Bell e outras pessoas foram sequestrados pelos bigheads com uma nave robotizada e levados para Kahalo. Dessa forma, Rhodan ficou conhecendo o planeta das pirâmides. Os bigheads ou kahals degenerados precisavam da ajuda dele e de seus companheiros que haviam acabado de fugir da violência de Iratio Hondro, para evitar uma invasão dos flooths que vieram do segundo planeta daquele sistema. Rhodan atraiu os intrusos para o sistema do transmissor do hexágono de pirâmides, onde os flooths foram desmaterializados para sempre. Em seguida, a nave automática carregou os ajudantes involuntários para Roost - a posição galáctica de Kahalo permaneceu desconhecida nessa época.

No ano 2400

Em dezembro do ano 2400, o planeta foi reencontrado pela espaçonave terrana Mohikan, depois de uma imensa busca pela Galáxia com milhares de naves. No entanto, logo após isso, o planeta foi atacado por uma frota dos maahks, onde todos os habitantes, tanto de Kahalo quanto de Flooth, foram mortos pela ação de uma arma vibratória. Depois disso, os terranos passaram a controlar o caminho dos transmissores para Andrômeda.

No ano 2401

No ano 2401, seguiram-se novas tentativas de invasão de Andrômeda, que puderam ser afastadas pelos terranos sob a liderança de Reginald Bell.

No ano 2405

Em 25 de agosto do ano 2405, o planeta acabou sendo destruído junto com o transmissor solar hexagonal que tinha se tornado instável.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR187, PR209, PR214, PR264, PR265, PR291, PR293.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kahalo”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: