Localização

Termo tecnológico. Processo técnico, um método de detecção ultraluz.

Dados Gerais


Trata-se da detecção de um objeto a uma certa distância, com base no fato de que cada corpo material emana sua própria radiação ou reflete a radiação que os instrumentos de detecção irradiam. No sentido mais original, poder-se-ia designar o simples ato de ver como localização. No entanto, com o passar do tempo, o conceito localização adquiriu um outro sentido. Localização é a percepção de um objeto que não quer ser percebido. Cada corpo que se encontra no espaço livre é captado pelos mecanismos de detecção das espaçonaves porque emana sua própria radiação ou reflete a radiação que os instrumentos de detecção irradiam. Cada mecanismo propulsor, cada gerador, até mesmo cada corpo iluminado emite uma certa hiper-radiação que certos receptores conseguem identificar e que, em muitos casos, podem indicar a posição do corpo irradiante. Esse é o procedimento técnico usual da localização, que sempre desempenha um papel importante não só na astronáutica, mas também em outras ocasiões. Para a localização, utiliza-se apenas um receptor adequado. Os modernos mecanismos de localização baseiam-se, sobretudo, numa base hiperenergética. Isso está ligado ao fato de que a radiação hiperenergética possui um alcance muito maior do que, por exemplo, os impulsos eletromagnéticos da física quadridimensional convencional. A arte da localização já não consiste mais em perceber algo, mas, a partir do que foi localizado, reconhecer de que objeto se trata. Não apenas os aparelhos utilizados para esse fim são chamados de localizadores, mas também as pessoas que os operam. Ao contrário dos aparelhos de localização, os rastreadores funcionam ativamente, o que significa que enviam impulsos de rastreamento que são refletidos pelos objetos e captados novamente pelo rastreador.

Nota: Os termos “rastreamento” e “localização” (localização ativa e passiva) nem sempre são usados ​​corretamente no Perryverso. Os termos, bem como a descrição do seu funcionamento, vêm do conhecimento técnico de alguns dos primeiros autores que ainda conheciam os primórdios da tecnologia de radar da época da Segunda Guerra Mundial.

A localização técnica funciona porque todo objeto que possui energia emite uma determinada quantidade de radiação de disseminação. A radiação de disseminação é um efeito indesejado (exceto do ponto de vista do localizador). A bordo de uma espaçonave, os aparelhos de localização trabalham em conjunto, e os seus resultados de medição são avaliados pelo computador de bordo.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR04, PR606, PR673, PR684, PR1306, PR2517, PR2518, PR2538, PR2927.
  • PR-Olimpo nº 4.
  • Computer (edição impressa): PR752.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ortung”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: