M-13

Aglomerado estelar, uma nebulosa da Via Láctea. A designação arcônida é Thantur-Lok.

Dados Gerais


Trata-se de um grupo estelar globular localizado no setor da constelação de Hércules, a mais de 30 mil anos-luz do Sistema Solar. Também consta nos catálogos como NGC 6205. Essa concentração estelar mede 99 anos-luz de diâmetro e compreende mais de 30 mil estrelas. Os sóis se enfileiravam um ao lado do outro, e sua densidade produzia uma cintilação, um brilho e um tremeluzir, formando um espetáculo extraordinário. O grupo M-13 representava uma obra grandiosa da Criação. As constelações se sucediam em série ininterrupta, e, em meio às cascatas de luz, era impossível distinguir a olho nu um determinado sol. Constituía a célula-máter do Grande Império arcônida, uma entidade estatal que tinha todo motivo para julgar-se grande. Segundo as concepções arcônidas, o grupo M-13 representava a espinhal dorsal do Universo, muito embora se situe nos confins da Via Láctea. Foi dali que teve início o processo de conquista, colonização e... submissão.

Sistema estelares conhecidos


  • Árcon, Aron, Biljok, Dress, Estrela de Revnur, Forit, Frua, Gela, Gkurr, Gonom, Kesnar, Laser, Mol, Mooff, Orlon, Rusuma, Thatrel, Voga.

Planetas e luas conhecidos


  • Afzot, Aralon, Archetz, Árcon I, Árcon II, Árcon III, Árcon XIV, Dewel, Durrha, Elkas, Exsar, Fudol, Gelal, Gom, Gonza, Honur, Mers, Mooff VI, Motun, Mundo de Cristal, Mutral, Naat, Soral, Tantak, Tolimon, Trump, Ult, Utik, Visal IV, Voga IV, Xorbaty, Xygt, Zalit.

História


Por volta do ano 19.000 AC

As primeiras colônias aconenses no aglomerado globular se estabeleceram em torno do ano 18.509 AC. Nessa época, os pré-arcônidas se estabeleceram no planeta que foi denominado de Árcon, localizado no sistema no centro do aglomerado.

No ano de 1978

No século XX, os arcônidas, que agora dominavam o aglomerado estelar inteiro, tornaram-se fracos e decadentes. Havia sinais de desintegração e distúrbios. Povos ágeis, como os saltadores ou os aras, tomaram o poder. No ano de 1978, o Robô Regente assumiu o controle de Árcon e, portanto, do aglomerado globular. Ele esmagou as rebeliões com uma força implacável e também não se esquivou de destruir planetas inteiros, como Motun.

No ano de 1984

Mooff VI também deveria ser destruído no ano de 1984, mas isso foi impedido por Perry Rhodan. Da mesma forma, no mesmo ano, Rhodan garantiu que os aras não pudessem explorar mais seu monopólio sobre os cuidados de saúde.

No ano 3580

No século XXXVI, o aglomerado estava sob o domínio do Concílio dos Sete.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR01, PR04, PR38, PR39, PR40, PR41, PR42, PR44, PR45, PR46, PR51, PR86, PR90, PR96, PR97, PR107, PR123, PR137, PR199, PR537, PR721, PR975.
  • Computer (edição impressa): PR824.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Thantur-Lok”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: