Manip

Tipo de espaçonave pertencente ao Enxame, abreviação de manipulador. Eles provavelmente também pertencem ao equipamento de outros enxames estelares.

Estrutura


Externamente, são espaçonaves em formato de arraia voando de frente. Sua extensão é de aproximadamente 150 metros, e a espessura atinge até 30 metros. Contém as instalações técnicas que emitem uma radiação com a qual a espaçonave de manipulação pode aumentar ou diminuir a constante gravitacional das linhas de campo. Por isso, essas espaçonaves foram designadas como manipuladores. Por causa da sua ação, a radiação foi designada pelos terranos, quando do primeiro encontro com um manip, como radiação de imbecilização, e o raio individual, como raio de deterioração mental ou raio de conversão. Manips normalmente não são tripulados, mas também podem acomodar uma tripulação. Eles têm campos defensivos e um radiador térmico na popa. Como um dispositivo de proteção adicional, pode ser usado o chamado projetor de imagem-fantasma. Esse dispositivo gera imagens-fantasmas de uma maneira hipnótica se o manip for abordado. Como resultado, invasores estranhos podem ser expulsos. Em cada manip encontra-se a estátua de um ídolo do Enxame. Essa contém uma instalação de autodestruição, que garante que o manip se desintegre em pequenos fragmentos cristalinos.

Dados técnicos
Dados Valores
Tamanho: Comprimento do casco 150 m, largura do casco 40 m, altura 30 m, envergadura 150 m, cauda do chicote 75 m.
Propulsão subluz: Propulsores de impulsos e antigravitacionais.
Propulsão ultraluz: Propulsão de transição.
Armamento ofensivo: Canhões térmicos.
Armamento defensivo: Campo defensivo, projetor de imagem-fantasma.
Fornecimento de energia: Reatores de fusão.
Peculiaridades: Dispositivo para manipular a constante gravitacional das linhas de campo.
Tripulação: Controle robótico.

Atribuições


Os manips apareceram na Via Láctea cerca de 50 anos antes da chegada do Enxame. Eles deviam mapear a galáxia-alvo e prepará-la para a chegada do Enxame, manipulando a constante gravitacional das linhas de campo pentadimensionais em uma área limitada localmente (daí também o seu nome). Isso originalmente deveria levar a um aumento da inteligência de todos os povos que vivem naquela área. No caso do Enxame, no entanto, isso causou uma imbecilização em todos os seres humanos. Excluindo-se os mutantes, portadores de ativador celular ou mentalmente estabilizados. Dentro do Enxame, os manips também são usados como naves de vigilância e patrulha.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR500, PR504, PR509, PR510, PR538, PR2158.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Manip”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Manipulator-Schiff). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: