Martha-martha

Sociedade/Esporte. É um jogo de tabuleiro para dois jogadores que se revezam para realizar seus movimentos. O jogo é praticado quase fanaticamente pelos tarts a cada minuto livre. Suas regras são tão complicadas que aparentemente não são compreensíveis por nenhuma outra criatura além dos tarts.

Origem


O jogo martha-martha não foi inventado pelos tarts. Eles o pegaram dos kraneses, logo após o primeiro contato que os tarts tiveram com o Ducado de Krandhor em expansão. Alguns psicólogos dos tarts afirmam que o martha-martha serve aos tarts para compensar o humor agressivo e a compulsão bélica.

Dados Gerais


As placas de martha-martha são divididas em quadrados. É jogado com figuras que são arrastadas pelos campos. As regras são idênticas ao xadrez terrano. O nível de habilidade de um jogador de martha-martha é especificado em fitas, o número máximo é cem. Os portadores de oitenta ou mais fitas contam como mestres-jogadores. Os portadores de todas as cem fitas são a exceção absoluta. Contudo, o martha-martha é muito mais do que apenas um jogo.

Jogadores conhecidos


  • Mestre-jogador Doevelynk (rei sem coroa de martha-martha, invicto por quatro anos [com base no ano 424 NCG]. Ele era o portador de todas as centenas de fitas. Os sucessos de Doevelynk em martha-martha não eram de modo algum atribuíveis à disciplina de ferro e treinamento intenso; a intuição era sua verdadeira força), Carzykos (detentor da vigésima terceira fita de martha-martha), Valtrans (foi considerado imbatível, mas foi derrotado por Doevelynk na final decisiva no planeta Quonzor).

 

Créditos: 

Fontes


  • PR1002, PR1013, PR1025, PR1027.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Martha-Martha”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: