Mehandor

Povo humanoide e inteligente da Via Láctea, que são os mercadores da Galáxia.

  • Nota: O termo mehandor passou a ser usado na série pela primeira vez no episódio PR1986, quase 40 anos depois que o povo foi introduzido na série.

Seu nome coloquial é saltadores, porque “saltam” de planeta em planeta com as espaçonaves nas quais vivem suas famílias extensas.

Sociedade


Idioma

A antiga linguagem comercial dos saltadores é a mehandora, que foi fortemente moldada e influenciada pelo idioma arcônida. No entanto, a mehandora foi efetivamente deposta pelo intercosmo e só é falada por alguns clãs. Quando não pode ser evitado, eles também falam o arcônida.

História


Em janeiro do ano 1463 NCG, além de uma assembleia do Novo Galacticum em Aurora, o terceiro planeta do sol Halo, houve uma reunião entre Reginald Bell e o patriarca dos saltadores Gondradse, na qual esse prometeu a Bell um aumento na entrega de mercadorias da organização comercial Ammandul-Mehan para o Sistema Solar. No final de fevereiro do ano 1463 NCG, o cargueiro Uhlm, do clã Uhlmin, sob o patriarca Vandur, foi palco de um interlúdio durante a fuga do seguidor frequencial Sinnafoch da Via Láctea. Quando o Sistema Solar foi transferido para a Anomalia, um universo em miniatura, em setembro do ano 1469 NCG, algumas espaçonaves dos saltadores, assim como três vermes saltadores, um tipo de nave especial, também foram afetadas. Essas, em seguida, se submeteram sem reservas à equipe de gerenciamento de crises na Residência Solar.


 

Créditos: 
  • Capas da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR1986, PR2514, PR2530, PR2616, PR2617, PR2619, PR 2700, PR 2705, PR2780, PR2807, PR2915.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Mehandor”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2020.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: