Mehinda

Sociedade/moda e cosmética. Pasta cremosa e cintilante, obtida da seiva do arbusto zharg, geralmente em tons azulado-esverdeados, que é usada para produzir a maquiagem ritual arcônida. O nome é derivado de meh’in da khasurn, que significa “linha/sinal do cálice/estirpe”.

Dados Gerais


O uso da mehinda só é permitido às famílias nobres; contudo, o precioso gor-mehinda (mehinda de combate), que é correspondentemente complexo de produzir, só pode ser usado por um membro de um cálice médio ou grande, exclusivamente durante o período de kaymuurtes (lutas de gladiadores). O padrão e a coloração da mehinda correspondem à heráldica do respectivo khasurn.

História


Já nos Períodos Arcaicos, a mehinda era um dos bens comerciais mais procurados e importantes da cultura arcônida de então, devido à sua capacidade de absorver a radiação UV mortífera do sol Árcon. Era coletada manualmente pelos bens treinados e intrépidos essoyas das savanas nas ruínas de Rakkalin, um marco famoso no planeta Árcon I. O comércio dessa substância era reservado às casas nobres e a concessão de uma licença comercial a um essoya pelo imperador era equiparada à elevação ao posto de zhdopan. Após os Períodos Arcaicos, a mehinda perdeu seu significado prático e foi cada vez mais utilizada como elemento de demarcação ritual entre a nobreza e os essoyas. No século XIV NCG, também são conhecidos bens de luxo (especialmente tecidos) que foram tingidos com mehinda: assim, por exemplo, a seda de mehinda ou veludo de mehinda. A seda de mehinda pode ser esticada com a lã dos quatus para produzir uma qualidade acessível aos essoyas. O termo mehina é derivado do termo mehinda, que caracteriza a nobreza arcônida, em contraste com o essoya.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2200, PR2317.
  • RP 97.
  • Volume Azul nº 18, 19.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Mehinda”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: