Mundo de metano

Tipos de planeta


Como mundos de metano ou planetas de metano, às vezes também mundos de metano-amoníaco, são designados na série Perry Rhodan [Perryverso] todos os planetas, cuja atmosfera contém metano.

Uma vez que esses costumam ser planetas gigantes, o termo gigante de metano também se estabeleceu.

O metano é um gás incolor e inodoro, não tóxico. É pouco reativo e queima com chama fraca, no entanto, não mantém a combustão.

Assim como os respiradores de metano - por exemplo, os maahks, pelos quais muitos mundos de metano na galáxia Andrômeda foram colonizados - respiram principalmente metano, as atmosferas dos mundos de metano, consistem principalmente de metano. Na verdade, os maahks respiram hidrogênio e amoníaco. A atmosfera de um mundo de metano típico consiste principalmente de hidrogênio com traços comparativamente pequenos de metano. O termo “mundo de metano” cunhado pelos arcônidas, assim como também “metanita” para os maahks, portanto, é um equívoco.

Mundos de metano conhecidos


  • Antau; Betelgeuse VII; Broosei; Caldeira de Bruxas; Chratan; Delkxer; Gelal; Gol; Kharba; Lian; Maja; Manhã de Setembro II; Medoz; Mohrc; Mooff VI; Ormeck-Pan; Saturno; Smyrno; Thagarum; Trankun; Urdalan; Vaalusa; Yllax.

 

Créditos: 

Fontes


  • PR16, PR44, PR494, PR1265, PR1292, PR1312, PR1326, PR1371, PR1525, PR1698, PR1921, PR1946.
  • RP75.
  • A223, A475.
  • Minissérie: Centauri nº 10.
  • Internet: Obtido em http://www.perrypedia.proc.org/wiki/Methanwelt. Ciclos: A Terceira Potência / Os Cappins / Os Cronofósseis / Os Viajantes da Rede / Tarkan / Os Cantaros / Os Linguides / O Grande Vazio / Matéria / O Herói de Árcon / Rei da Atlântida / Centauri.
Seção do Site: