Neutralizador de pressão
Dispositivo tecnológico. Também conhecido como neutralizador de inércia, é um agregado de uso muito disseminado que serve para a neutralização completa das forças de inércia da massa, que surgem durante as manobras de aceleração, por exemplo, de espaçonaves e planadores.
Dados gerais
Esse dispositivo é a base para a aplicação de poderosos propulsores subluz em viagens espaciais, como o propulsor de impulsos. Sem neutralizador de pressão, as forças de aceleração resultantes inevitavelmente esmagariam todos os membros da tripulação. O neutralizador de pressão cria uma espécie de campo de energia ao redor da nave espacial que mantém todas as forças e influências externas convencionais afastadas da nave. Desse modo também resolve o problema de dilatação do tempo que ocorre em altas velocidades. Quase se poderia falar de um universo próprio no qual a nave se encontra então - embora essa descrição, é claro, ignore as realidades físicas; serve apenas como um símbolo. O diâmetro do campo de energia criado pelo neutralizador de pressão corresponde, é claro, à maior dimensão da espaçonave, ou seja, é idêntico à protuberância anelar do propulsor em muitas espaçonaves esféricas terranas e arcônidas do século XXI.
Modo de funcionamento
Dependendo do ajuste do campo, um observador externo determinará o movimento da espaçonave com potência de aceleração na ordem de vários 100 km/s². Além disso, a determinação da massa total da espaçonave resultaria na diminuição do valor correspondente. Na verdade, a espaçonave ainda tem toda a sua massa, e apenas o máximo de 5 g de potência real do propulsor é aplicado a todos os objetos dentro do perímetro de campo. A atenuação é a razão da aceleração observada para a aceleração real do propulsor.
Neutralizador de salto
Perry Rhodan ativou um neutralizador de salto na nave Crest III pouco antes da transição de Andrômeda para a Via Láctea, em edições posteriores um neutralizador de choque, para suavizar o choque do salto de 1,2 milhão de anos-luz. A espaçonave do senhor da galáxia Regnal-Orton também tinha essa tecnologia. Como esse não existe em espaçonaves fragmentárias, pode ocorrer grande tensão física durante as transições.
Spittock
Os spittocks como componentes adicionais criam um segundo campo de semitransição mais fraco, o que minimiza as tensões das estruturas de suporte que ocorrem quando se usam os propulsores de impulsos e geralmente também absorve oscilações descontroladas ou forças centrífugas ao girar em torno dos eixos espaciais.
Fontes
- PR19, PR142, PR264, PR267, PR277, PR367, PR846.
- Volume Azul nº 14.
- Traversan nº 6.
- Obsidian nº 2.
- Lordes-Juízes nº 1.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Andruckabsorber”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.