Nundor

Pequeno corpo celeste. Era a única lua de Mollen, um planeta situado na galáxia Hirdobaan.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Nível 13
Sistema estelar: Sem nome
Galáxia: Hirdobaan
Distância média ao planeta: 600.000 km
Período de rotação: 22 h
Diâmetro equatorial: 14.000 km
Gravidade superficial: 1,28 g
Atmosfera: Idêntica à da Terra
Temperatura média diurna: 16,6 ºC

Dados Gerais


Nundor correspondia ao nível 13 e ficava no octante Grencheck, acima do nível médio do Distrito de Endredde. Nundor era o único nível em que as condições ambientais prevaleciam naturalmente. Era quase completamente coberto por água, sendo, portanto, um mundo aquático. Ao contrário dos níveis 1 a 12, Nundor nunca foi alterado artificialmente, e também não havia terremotos no corpo celeste. Recursos minerais também nunca foram extraídos — todos os materiais para a construção das instalações técnicas de Nundor foram fornecidos por outros planetas.

História


Depois que o “último dos Poderosos”, Aachthor, fugiu dos roachs da galáxia Nanshui ou Queeneroch com os quatorze componentes de sua nave semeadora para Hirdobaan 200.000 anos atrás, ele escondeu os componentes em treze planetas e na lua Nundor. Ele criou um campo defensivo em torno de toda a área, o campo de transição. No extremo norte do Continente dos Prodígios, havia um conjunto circular de edifícios com uma fábrica de genes. Um oleoduto levava da fábrica de genes para a chamada Planície dos Cálices, a 40 quilômetros de distância, com 3.000 recipientes de vidro semelhantes a cálices, que repousavam em hastes de dez metros de altura e estavam conectados uns aos outros, cheios com uma biomassa rosa, aparentemente viva. Essa biomassa possuía uma irradiação mental que atraía outros seres vivos, que então se deslocavam para ela. Em 18 de novembro do ano 1220 NCG, quando os ex-saltadores de fase em torno de Reginald Bell seguiram uma linha tubular, eles chegaram à Planície dos Cálices, onde também foram atraídos pela biomassa. Em 15 de dezembro desse ano, Nundor e todos os outros níveis explodiram depois que Aachthor iniciou o Plano da Ressurreição para concluir o projeto iniciado há 200.000 anos. O metal Vario dos níveis evolutivos, assim, se separou da crosta do planeta e então se juntou para formar uma esfera, a nave semeadora Aachthom, que tinha um diâmetro de cerca de 1.500 quilômetros.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1787, PR1789, PR1780, PR1787, PR1788, PR1795.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Nundor”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2020.
Seção do Site: