Oc Shozdor

Tefrodense. Ele foi o chefe quase todo-poderoso do serviço secreto tefrodense (chamado “Ilha Vítrea”) e o confidente mais próximo do tamaron Vetris-Molaud. Tornou-se o chefe do serviço secreto da Nova Tamânia em um momento desconhecido antes do ano 1514 NCG.

Aparência


Oc era um indivíduo magricela e alto, com 1,90 m de altura. Tinha o rosto sempre preocupado e atento. Usava a barba grisalha de três dias em volta do queixo e da boca, e tinha cabelos curtos e grisalhos. Costumava vestir um macacão de cor ocre, sobre o qual vestia um colete vermelho, sem mangas e com uma protuberância no pescoço contendo vários equipamentos: a sua caixa maravilhosa, que lhe garantiu a sua sobrevivência várias vezes (um projetor de campo defensivo, um defletor, um comunicador, uma positrônica em miniatura e diversos outros acessórios do tipo).

Características


Shozdor e Vetris-Molaud nem sempre concordavam, mas ele sempre foi leal ao tamaron. Além disso, os dois compartilhavam uma história comum, sobre a qual não falavam. Pelo menos não em público. Shozdor só queria proteger a Tamânia, tanto de inimigos internos quanto externos. Desse modo, quando achava necessário, agia de forma draconiana, mesmo que ele próprio não gostasse disso. Mas uma vez tomada a decisão, ele a seguia impiedosamente até o fim. A Nova Tamânia era um sistema estatal muito jovem e pelo menos tão seu filho quanto de Vetris-Molaud.

História


Oc Shozdor nasceu em 25 de janeiro do ano 1439 NCG, no planeta Tefor. Portanto, ele tinha 75 anos de idade no ano 1514 NCG. Ele conheceu Vetris-Molaud no dia em que seus pais foram assassinados. Shozdor foi encarregado de investigar o caso. Ele passou informações sobre os perpetradores para Vetris-Molaud contra as instruções de seu superior. Depois de buscar vingança, Vetris-Molaud, então conhecido como Caer-Cedvan, o ajudou a encontrar uma nova identidade. No ano 1489 NCG, Shozdor estava entre os assessores mais próximos durante a tomada de poder de Vetris-Molaud em Tefor. No início de outubro, ele apoiou o agente Uvan-Kollemy em sua busca pelo tomopat Schechter e pôde fornecer-lhe informações valiosas. Em 13 de outubro, após o fracasso do plano de assassinato contra o tamaron, Shozdor foi o primeiro a se dirigir a Vetris-Molaud com o título de maghan e colocou o ativador celular no pescoço dele. [...].


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2720, PR2725, PR2726, PR2757, PR2758.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Oc Shozdor”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: