Possoncal
Termo biológico da fauna. Espécie de animal da Via Láctea, um animal de estimação domesticado pelos arcônidas há milhares de anos. São oriundos de um mundo distante, situado nas proximidades do sistema Árcon, e considerados animais domésticos muito inteligentes e úteis.
Descrição
Têm certa semelhança com um cão bassê terrano. As esquisitas orelhas penduradas não constituem a única característica que lembra o fiel quadrúpede terrano. Com suas quatro pernas tortas e orelhas caídas, eles parecem fofos. Quando estão excitados, eles abanam o rabo. Os belos olhos dourados formam um contraste notável com o pelo cinza-prateado. São os melhores cães de fila da Galáxia. Encontram qualquer pista mesmo depois de dez dias e sabem fazer quase tudo. Porém, há uma coisa que não fazem: saltar. Sob a gravitação normal um possoncal autêntico não consegue subir mais de 30 cm. Caçam os animais daninhos e usam alimentação vegetariana; no entanto, também comem carne. Gostam de brincar e são fáceis de amansar. Costumam pegar insetos, ajudavam na caça e são muito dóceis. No século XXI, os possoncals há muito haviam assumido o papel dos cães terranos na sociedade arcônida. Semelhante a esses, os possoncals se comunicam com seus mestres usando seus corpos e com sons de latidos ou ganidos.
Possoncals conhecidos e seus proprietários
Os possoncals mais conhecidos provavelmente são Muzzel, do mutante terrano Jost Kulman, embora ele tenha sido na verdade uma criação biológica do Robô Regente para rastrear a posição galáctica da Terra, e Raffid, da arcônida colonial Thereme (século XIV NCG) (a quem o bastardo estelar Kantiran devia sua amizade com essa mulher). A mascant Ascari da Vivo também teve um possoncal.
História
Por volta do ano 8.000 AC, eles já se contavam entre os animais domésticos mais apreciados pelos velhos arcônidas. Foram levados até mesmo nas expedições colonizadoras. O fato dos possoncals terem semelhanças externas impressionantes com os bassês terranos sugere que os colonos arcônidas que se estabeleceram na Atlântida podem ter trazido os possoncals com eles, e foi assim que os bassês surgiram ao longo dos milênios. No ano 2040, um androide com a forma de um possoncal foi dado de presente para Jost Kulman que o acompanhou até a nave Drusus. Era um plano do Robô Regente para descobrir a posição galáctica da Terra.
Fontes
- PR61, PR2104, PR2200.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Possonkal”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.