Radiador de impulsos

Sistema de armamento ofensivo extraterrestre, um tipo de arma de radiação de origem arcônida. Assim como outros equipamentos e realizações técnicas dos arcônidas, os terranos também o copiaram e utilizam.

Modo de funcionamento


É uma arma de alta energia que usa impulsos semelhantes aos dos propulsores de impulsos. Pode ser tanto uma arma manual prática como também parte do equipamento de uma espaçonave ou de um shift. Trata-se de uma arma de alta energia que emite um raio térmico azul-violeta, um feixe de ondas de impulsos quente como o sol. A arma de alta energia estimula os átomos do objeto-alvo com a ajuda de feixes corpusculares a entrarem em processo de fusão nuclear entre si. As energias liberadas durante esse processo (fusão nuclear de átomos com números atômicos significativamente maiores do que o hidrogênio, por exemplo) são comparáveis às liberadas em um sol. O efeito dessa arma terrível é absolutamente devastador, mesmo em tiros de raspão. O fundamento é o efeito controlado da fusão nuclear. O deutério catalisado é usado como massa de reação atômica; o plasma de fusão resultante é restrito e acelerado na mesma direção por meio de campos de restrição. Campos defensivos pentadimensionais de alta qualidade não podem ser penetrados por um radiador de impulsos. Ela produz um ronco profundo ou rugido abafado quando disparada.

Versões


Na versão portátil, o radiador de impulsos é fabricado como arma de fogo manual ou rifle de impulsos. É composto por quatro partes individuais nas quais pode ser desmontado para limpeza regular. No ano 2404, segundo o terrano Brazos Surfat, 14 membros da Frota Solar morreram em acidentes enquanto limpavam seus radiadores de impulsos. As versões maiores e comuns do radiador de impulsos são os canhões de impulsos móveis ou estacionários, bem como os canhões de impulsos geralmente instalados em naves espaciais. Um fabricante de canhões de impulsos mais conhecido é a empresa Plasma-STORM Inc., com sede em Terra. Nos tempos antigos, os propulsores de impulsos também foram usados como radiadores de impulsos superdimensionados. No ano 8.000 AC, o capitão arcônida Feltif removeu os propulsores de impulsos dos cruzadores Titsina e Volop transformados em sucata e os usou na Atlântida como gigantescos radiadores de impulsos estacionários na luta contra os druufs.

Utilização pretendida


Além de seu uso puramente relacionado a armas, o radiador de impulsos também pode ser usado como fonte de calor com a menor potência. O ertrusiano e especialista da USO, Melbar Kasom, derivou disso um propósito mais especial - ele usava seu radiador de impulsos, com a potência ajustada de acordo, para grelhar delicadamente quartos de boi. Essa utilização pretendida tem sido tradicionalmente mantida por muitos especialistas da USO ertrusianos.

História


No ano de 1975, durante a sua estada no planeta Ferrol, o major Conrad Deringhouse carregava um pequeno radiador de impulsos, que ele disparou com a menor quantidade de energia como demonstração, o suficiente para abrir um buraco em um vidro e vaporizar o líquido que vazou. Contudo, contra toda a selva de Vênus, até mesmo um radiador de impulsos pode se tornar um brinquedo ridículo. O canhão de impulsos foi a principal arma ofensiva tanto dos terranos, como também dos arcônidas, aconenses e muitos outros povos, até a introdução do canhão conversor no ano 2112. Devido ao desempenho enormemente deteriorado das armas conversoras e intervalares como resultado das mudanças nas condições hiperfísicas, o canhão de impulsos voltou ao foco de interesse militar a partir do ano 1331 NCG. Em tempos posteriores, foi utilizado novamente em todas as frotas recém-construídas e unidades convertidas.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR10, PR11, PR23, PR35, PR37, PR57, PR70, PR88, PR264, PR664, PR703, PR719, PR741, PR1336, PR2225, PR2440.
  • Atlan-Poeira Flamejante nº 11.
  • Volume de Jubileu nº 3.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Impulsstrahler”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: