Sawpanês

Povo inteligente e não humano. Eles servem como um povo auxiliar da superinteligência negativa Seth-Apophis e como tripulação das naves-asa.

Descrição Física


Cada sawpanês que trabalha em uma nave-asa usa uma armadura cintilante e multicolorida, que serve de suporte para o ser real e lhe confere uma enorme força física. Muitos pontos dessa armadura, de modo similar à fuselagem das naves-asa, são cobertos com uma camada semelhante a cerâmica, cuja finalidade não é aparente. Não parece angular, mas sim um feltro de salsichas entrelaçadas umas nas outras. De modo geral, surgem estruturas completamente diferentes, nas quais apenas uma referência distante à forma de pássaro é quase irreconhecível. A variedade de tipos é semelhante à dos pos-bis. Os tamanhos variam entre 1,50 m a 3,00 m. O âmbito também é diferente. Dos seres que estão nele, nem um pouco pode ser visto. Acredita-se que essa armadura, além de sua função de suporte, seja usada principalmente como proteção contra os projetores que formam os chaveadores temporais.

Características Psicológicas


Gucky não conseguia receber claramente os pensamentos dos sawpaneses telepaticamente. Em todas os sawpaneses que encontrou, ele experimentou uma profunda depressão ou sentimentos de opressão e tristeza. Só no momento de sua morte eles deram lugar a uma sensação de alívio.

Tecnologia


Espaçonave

As espaçonaves típicas dos sawpaneses parecem pássaros com as asas levantadas. Elas têm 1 km de comprimento, 800 m de largura (de ponta a ponta da asa) e 300 m de altura. A largura do tronco em forma de cuba com 500 m de comprimento é de 200 m, o restante é formado pela “cabeça” e “cauda”. A cabeça representa a central da nave, os “olhos” são as janelas de visualização. O revestimento externo é coberto com um revestimento de cerâmica. Presumiu-se que era uma proteção especial contra as emissões dos chaveadores temporais. Quando Gucky entrou em uma nave-asa, o contato mental anteriormente mantido com Fellmer Lloyd foi temporariamente quebrado. Não se sabe se esse fenômeno foi devido à camada de cerâmica ou de outra forma. Alojamentos e porões de carga estão localizados no casco. Todas as instalações das máquinas estão alojadas nas asas.

Nota: As naves-asa vêm em tamanhos diferentes. A maior unidade observada tinha 2.300 metros de comprimento e uma largura de asa de 1.500 metros.

Essas naves têm propulsores de transição extremamente poderosos, com os quais podem viajar vários milhões de anos-luz por salto. Existem algumas naves auxiliares que parecem versões em escala reduzida da nave-mãe. Por causa de sua aparência, Gucky deu às espaçonaves dos sawpaneses o nome de naves-asa. Elas também são conhecidas como naves-construtoras.

Sawpaneses conhecidos


  • Asshard, Echynlag, Frol, Kaipastul, Loudershirk, Pashtha, Tascerbill, Tash-Tesch, Trumg.

História


Os sawpaneses vêm da galáxia Hedropoon. Alguns sawpaneses foram usados como operários nas plataformas de frenagem no Rubi Gelado. Em março do ano 425 NCG, uma frota dos sawpaneses com 14 unidades instalou um chaveador temporal nas proximidades do sistema Vega. Uma força-tarefa composta por Gucky e Ras Tschubai conseguiu estourar o chaveador temporal. Quando Gucky entrou em uma nave-asa, o contato mental anteriormente mantido com Fellmer Lloyd foi quebrado temporariamente. Gucky não conseguiu ler claramente os pensamentos dos sawpaneses, mas, em todos que encontrou, captou emoções de uma profunda depressão ou de desesperança. Só no momento de suas mortes, isso dava lugar a uma sensação de alívio. Os mutantes foram capazes de sequestrar o sawpanês Tascerbill. A frota dos sawpaneses foi expulsa do setor Vega por naves da LTL e da Hansa Cósmica, e Tascerbill foi levado para o bazar cósmico Rostock. Ali, ele foi morto pela misteriosa luva preta usada por Icho Tolot antes que qualquer informação significativa fosse obtida dele. Também no ano 425 NCG uma nave dos sawpaneses transportou a nave espacial Heloon-Durg dos dois sugestores de matéria darghetanos Sagus-Rhet e Kerma-Jo para o aglomerado estelar M-3. A fim de superar os dispositivos defensivos dos porleyteranos, o comandante sawpanês Kaipastul sacrificou a sua nave e assim tornou possível aos dois darghetanos a entrada no aglomerado estelar.


 

Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR1046, PR1047, PR1061, PR1062, PR1073.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Sawpanen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: