Sooldock

Povo inteligente e não humano, habitante e governante do Reino dos Quatro Sóis, situado na galáxia M-82. O mundo natal deles é o planeta Vrugg.

Descrição Física


Os sooldocks, descendentes de seres semelhantes a pássaros, possuem dois gêneros sexuais e são vagamente humanoides, com até 2,60 m de altura e um corpo coberto de penas curtas. A cabeça parece superdimensionada em relação ao resto do corpo, é dominada por um enorme órgão amarelo brilhante feito de massa gelatinosa que combina vários órgãos sensoriais. Sob este órgão múltiplo há uma abertura que é vedada com uma membrana para a produção da fala. Bocas dobradas em ambos os lados desta membrana são usadas para alimentação. Os sooldocks têm dois braços e duas pernas que terminam em espirais de tesão. As mãos e os pés são tripartidos. Geralmente, eles não usam roupas sobre o corpo coberto de penas, usam apenas cintos largos, com bolsos nos quais guardam todos os tipos de utensílios, ferramentas e afins. Os sooldocks põem ovos e sua fertilidade é muito alta.

Características Psicológicas


Os sooldocks são mentalmente incapazes de separar os conceitos de paz, amizade e amor. A união desses conceitos é chamada por eles de chizriei. O indivíduo e a sociedade são, portanto, imagens espelhadas. Quando alguém é amigo de um sooldock, eles são amigos de todos os sooldocks em seu círculo social. Se alguém ameaçar os sooldocks como um grupo, eles terão que lidar com todos os sooldocks, sem potenciais desertores ou traidores. Essa união de paz, amizade e amor é chamada de chizriei pelos sooldocks. Ou o chizriei domina ou a guerra. Uma coexistência pacífica e tolerada ou um armistício permanente entre estados hostis são inconcebíveis para os sooldocks. Por causa dessa mentalidade, os sooldocks não puderam acabar com sua guerra fratricida, a Guerra Perene. O mestre espacial Carzel Boon foi o primeiro a entender como dividir os chizriei: ele fez amizade com Perry Rhodan, embora fosse considerado um inimigo por seu povo e não o aceitasse em sua comunidade.

Sociedade


Política

Dentro da sociedade dos sooldocks, existem dois grupos de poder principais que conduzem os destinos do Reino dos Quatro Sóis: os teocratas e os supervisores. Os teocratas são uma espécie de casta sacerdotal de Seth-Apophis que vive no luxo. Os dezessete supervisores têm o papel de ministros. Um terceiro grupo de poder é a guilda dos mestres espaciais. Os mestres espaciais operam todos os tipos de viagens espaciais no Reino dos Quatro Sóis e desfrutam de uma posição de monopólio a esse respeito. A diferença mais importante entre teocratas e supervisores é que os teocratas veem Seth-Apophis como um ser divino, enquanto os supervisores a veem como uma inteligência extrasooldockiana desinteressada. Os mestres espaciais como pragmáticos são mais inclinados para os supervisores.

Família

Além disso, a sociedade dos sooldocks e a vida de cada indivíduo também são influenciadas pelos bernons e cheercys (conselheiros masculinos e femininos androides). Os conselheiros masculinos e femininos ainda estavam sendo desenvolvidos durante a Guerra Perene. Eles sempre ficam ao lado de seu protegido, dão conselhos e servem como parceiros de conversa. Um sooldock sem seu conselheiro começa a se sentir desconfortável depois de muito tempo e fica irritado. Até as crianças sooldock se acostumam com os bonecos robóticos bernon e cheercy. Durante a crise que causou a chegada da Frota Galáctica, os conselheiros masculinos e femininos mostraram-se extremamente poderosos. Eles derrubaram violentamente o governo para acabar com a guerra.

Bernons

Os bernons consistem em uma cabeça marrom elipsoidal com cerca de um metro de diâmetro e uma poderosa cauda amarela saltitante com cerca de 3 metros de comprimento. A cabeça tem apenas três cones como órgãos sensoriais.

Cheercys

As cheercys parecem tartarugas, com dois metros de comprimento e um metro e meio de altura. A cabeça fica em um pescoço com cerca de um metro de comprimento.

Tecnologia


Espaçonaves

Uma vez que os sooldocks estão localizados quase exclusivamente dentro do Reino dos Quatro Sóis, eles usam como naves espaciais quase exclusivamente pequenas unidades, chamadas naves versáteis, que podem acomodar cerca de cinco a seis sooldocks. Essas naves se assemelham a pássaros desajeitados com asas curtas e rígidas e narizes rombudos. Cerca de 1.700 estações espaciais cuboides medindo 5.000 por 5.000 por 500 metros servem de base para as naves espaciais. Os mundos principais dos sooldocks são orbitados por várias estações orbitais. Os propulsores ultraluz usados por eles são chamados de propulsores sagiron, que permitem um voo contínuo mais rápido que a luz. No entanto, os propulsores sagiron têm apenas um alcance muito curto (alguns anos-luz) e fator ultraluz muito baixo. Os campos defensivos são conhecidos como campos defensivos prusdixid. Os sooldocks têm uma frota de pelo menos 130.000 naves espaciais.

Espaçonaves conhecidas

Uma nave espacial conhecida é a Juurig.

Sooldocks conhecidos


Alguns sooldocks conhecidos são:

  • Carzel Boon, Cwon, Duurn Harbelon, Jirl Ktarze, Kinar Dorate, Kzun, Prinar Dolg, Ruul Dawylsyt, Saart Kazingor, Teeber Lavareste, Vennak Gloorn, Woorn Sprinklon, Zurzel Gdaan.

História


Depois que os sooldocks colonizaram todos os planetas alcançáveis em seu sistema estelar, seguiu-se uma guerra civil que ficou registrada na história como a Guerra Perene. Alguns outros mundos de assentamentos quiseram conquistar o planeta Estígio. No entanto, esse provou ser um oponente difícil. Armas nucleares, biológicas e químicas foram usadas impiedosamente. O planeta tornou-se assim inabitável por milênios. Quando Estígio se tornou inabitável, os outros planetas começaram a lutar entre si. Isso só terminou quando a superinteligência Seth-Apophis fez dos sooldocks seu povo auxiliar (por volta do ano 3500 DC). A superinteligência estava em constante contato mental leve com os sooldocks. Dessa forma, a unidade dos povos sooldocks individuais e, assim, a paz foi reforçada. Seth-Apophis foi, portanto, adorado pelos sooldocks como uma divindade da salvação. Os sooldocks, portanto, devem sua paz a Seth-Apophis. Como memorial dessa guerra, existem as chamadas zonas de exclusão, que foram preservadas em quase todos os planetas habitados pelos sooldocks. Seth-Apophis deixou claro para os sooldocks o quanto ela se importava com um reino sooldock forte e em expansão. O brasão de armas estatal dos sooldocks também expressa esse mandato de expansão. Apenas a tecnologia ultraluz inferior até então impediu a colonização de planetas fora do Reino dos Quatro Sóis. O contato mental foi perdido no ano 426 NCG quando a Armada Infinita se materializou em M-82, fazendo com que Seth-Apophis entrasse em choque e perdesse a consciência. Agitação grave e conflitos prontamente eclodiram com os sooldocks. Perry Rhodan descobriu o Reino dos Quatro Sóis dos sooldocks enquanto perseguia o prateado Schovkrodon. Depois de algumas dificuldades, conseguiu estabelecer relações pacíficas com os sooldocks. Com a ajuda dos chamados Grandes Sentidos, uma estação de hiper-rádio dos sooldocks, Rhodan conseguiu reunir a Frota Galáctica no Reino dos Quatro Sóis, que havia sido espalhada por toda a M-82 pelo chamado efeito confete. Ao mesmo tempo, no entanto, Seth-Apophis também ressurgiu. Os desenvolvimentos posteriores deveriam mostrar se os sooldocks conseguirão desistir de seu pensamento de grupo fatalista através do contato com outros povos em sua galáxia.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1130, PR1131, PR1132, PR133, PR1142.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Sooldocks”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: