Teleportação

Tipo de paracapacidade. É a capacidade psíquica que permite, ao ser dotado psionicamente dela, a transferência de um lugar para outro através da concentração mental - pela força única e exclusiva da vontade.

Dados Gerais


O destino deve ser conhecido pelo teleportador, um teleportador particularmente bom deve ser capaz de estimar pelo menos aproximadamente a direção e a distância, e apenas alguns são capazes de saltar para lugares estranhos após anos de treinamento. Se o ponto-alvo estiver dentro de um objeto fixo, a teleportação é desviada e o teleportador se materializa em um local aleatório próximo. Se houver efeitos perturbadores pentadimensionais sobre ou ao redor do alvo, ele será jogado para trás dolorosamente. Esses efeitos perturbadores são causados ​​por certos campos defensivos, mas também podem ser deliberadamente instalados na forma de para-armadilhas. O “salto” por um continuum superior ocorre sem perda de tempo; isso é comparável a uma transição de uma espaçonave. A atmosfera no ponto de rematerialização é, aparentemente, deslocada sem problema pelo corpo do teleportador. O vácuo que ele deixa atrás de si no salto é preenchido pela atmosfera espremida para dentro com um audível plop! - também descrito como estalo. Teleportadores esperientes estão em condições de carregar pessoas ou objetos até uma determinada massa total em seus saltos. Para isso, contudo, é necessário o estabelecimento de um contato corporal.

Variantes da teleportação


Teleportação de boias

A mutante Tanisha Khabir tinha a capacidade de saltar para pessoas que ela já havia tocado. Ela se referia a essas pessoas como boias.

Teleportação lenta

Os guardiões do progresso da Frota Terminal Traitor tinham a capacidade da teleportação lenta. O corpo se dissolve gradualmente e aparece com a mesma lentidão no destino.

Teleportação de curta distância

Com essa forma de teleportação, o teleportador de curta distância só é capaz de fazer saltos de no máximo 20 a 30 metros. Em situações extremas, alguns metros a mais ainda são possíveis, mas isso é fisicamente prejudicial. Muitos dos dotados psíquicos entre os laosoors tinham esse dom inato. Entre os laosoors, o dom da teleportação de curta distância geralmente era considerado “superior” em comparação com outras paracapacidades.

Teleportação de nível

É a capacidade de fugir para outro nível de existência.

Parateleportação

Os parateleportadores têm a capacidade de mover objetos ou outras pessoas para outros locais sem tomarem parte no transporte eles próprios.

Teleportação passiva

Um caso especial entre os teleportadores é Olf Stagge como teleportador passivo. Ele pode saltar apenas quando um teleportador completo ficar na sua proximidade imediata. O contato corporal com o outro teleportador não é necessário.

Teleportação negra

O povo dos greskenos desenvolveu como emanações a capacidade de se teleportar por curtas distâncias. Os greskenos se transformam em fumaça preta pouco antes da desmaterialização. No entanto, as “partículas de fumaça” não são materiais, mas zonas minúsculas com as mesmas propriedades do elemento da escuridão.

Semiteleportação

A paracapacidade da semiteleportação originou-se no povo dos soprassidenos. Um semiteleportador poderia semidesmaterializar e então passar pela matéria sólida. Ele também está em condições de levar consigo um chamado convidado.

Teleportadores conhecidos


  • Chmekyr, Danjsher, Ferk, Freddy McMurray, Gecko, Gucky, Iltu, Jumpy, Lucky Log (um robô psi), Olf Stagge (teleportador passivo), Ras Tschubai e Tako Kakuta.

Povos com capacidade de teleportação conhecidos


  • Os cidadãos de Art'Yschall; os engenheiros solares; os ennoxes (em princípio, não há teleportação, apenas fenomenologicamente); os ilts (isolados); os koltonenses; os matadores aparentes; os okefenokees.

Animal conhecido com capacidade de teleportação


  • Chloon.

História


A teleportação foi uma das primeiras capacidades extrassensoriais com as quais a Terceira Potência em torno de Perry Rhodan teve que lidar desde o ano de 1971. A maioria recebeu sua habilidade devido a mudanças genéticas causadas pelos efeitos da radiação das duas bombas atômicas detonadas sobre o Japão no final da Segunda Guerra Mundial. Outros, como Ras Tschubai, foram “afortunados” genéticos. Os portadores dessas e outras habilidades foram chamados de mutantes, que foram reunidos e treinados no antigo Exército de Mutantes secreto para combater os perigos extraterrestres.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR04, PR07, PR17, PR18, PR23, PR25, PR126, PR127, PR189, PR302, PR549, PR794, PR2110, PR2363, PR2401, PR2402, PR2420, PR2430, PR2500, PR2548, PR2616, PR2700, PR2708, PR2721, PR2769, PR2910, PR2984.
  • RP-82.
  • PR-Action nº 13.
  • PR-Stardust nº 1, 12.
  • PR-Olimpo nº 2.
  • PR-Júpiter nº 4.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Teleporter”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Teleportation). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de/Teleporter). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: