TEP

Sigla cunhada por Perry Rhodan, que significa transformador emocional parabiológico. Trata-se da designação de um material irradiador sextadim, um híbrido hovalgônio-sextagônio chamado de metal TEP.

Consistência e treinamento de consciência


Originalmente, macio e flexível, de uma cor cinza-opaca, o material, do qual todo asporco quando recém-nascido recebe uma fivela, muda ao longo de aproximadamente 13 anos para um metal cintilante turquesa extremamente duro, com peculiaridades pentadimensionais. Essa reação da substância é atribuída a impulsos psiônicos - a reação ocorre muito mais rapidamente nas proximidades dos mutantes terranos. A civilização dos paramags baseava-se em metal TEP. Por razões religiosas, a civilização dos asporcos usava fivelas feitas desse material em suas cristas, o que expôs os seus indivíduos aos efeitos das “Vozes da Agonia”. Os paramags, bem como os Antigos Mutantes, podem mover-se nos chamados veios TEP desse mineral.

História


A única localização por milhares de anos onde esse metal foi encontrado é um meteoro gigante (a nave espacial meteoro) que caiu no planeta Asporc. Somente no ano 3444 foi esclarecida a origem do metal (o sistema Paramag AIfa) e a importância do material para o modo de vida dos paramags (paratransdeformação). A partir do Parabanco, e depois, em Gaia, os Antigos Mutantes operavam nos corpos dos multiciborgues contendo TEP.

Créditos: 

Fontes


  • PR574.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “PEW-Metall”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Verbete Principal: