Thort

Sociedade. Título do governante dos ferrônios, um cargo vitalício e com poderes abrangentes. Ele é o chefe de governo dos ferrônios.

Dados Gerais


É eleito pelo povo dos ferrônios de forma vitalícia, mas também pode ser eliminado em caso de decisões grosseiramente erradas. Não é um cargo hereditário. Após a morte do Thort, um novo é escolhido entre os mais capazes do reino. Parece quase não haver intrigas políticas entre os ferrônios. Em essência, ele é o chefe de uma espécie de monarquia constitucional, que é eleito de forma vitalícia. Os habitantes locais gostam de se referir ao Thort como o “líder autocrático”. Reside no chamado Palácio Vermelho em Thorta, a capital do planeta Ferrol. O Thort é assistido por um conselho de ministros e as decisões são tomadas no chamado “Salão das Resoluções” do Palácio Vermelho. Trata-se de um complexo de edifícios interligados, com várias alas laterais, que alcança as dimensões de uma pequena cidade. A burocracia ferrônia é considerada bastante pronunciada.

Thorts conhecidos


  • Fersayia (primeiro Thort; descobriu os transmissores de matéria em Ferrol), Lesur (período de mandato por volta do ano 8010 AC), Tsamal II (período de mandato de algum momento entre agosto do ano 2128 e julho do ano 2129 até o ano 2169. Ele queria fortalecer o cargo de Thort, trabalhou em conjunto com o divestor Saquola), Jarshall (período de mandato antes do ano 3102 até depois do ano 3113), Sangri Naar (período de mandato até o ano 3448), Eliu Ranoor (período de mandato a partir do ano 3448), Argulo (período de mandato por volta do ano 3587), Tallaron (período de mandato por volta do ano 1173 NCG), Kelesh (período de mandato por volta do ano 1333 NCG), Nactiel Ook (período de mandato a partir de aproximadamente do ano 2044 até o ano 2059 NCG. Ele mandou reconstruir o Palácio Vermelho).

História


No 9º milênio AC, não havia um governante único em Ferrol, mas muitos Vice-Thorts locais que compartilhavam o governo. No ano de 1975, Ferrol foi ocupado pelos tópsidas, razão pela qual o Thort e sua família tiveram que fugir temporariamente para o planeta Rofus. Perry Rhodan se encontrou com ele durante a sua expedição com a nave Good Hope, que então o nomeou comandante do forte no planeta Rofus. Em maio do ano 2044, o Thort estava em seu leito de morte. Não se sabe se esse foi o mesmo Thort que os terranos encontraram no ano de 1975. No ano 3587, durante a ocupação de Ferrol pelos orbitantes, o almirante Sikimpf tentou derrubar o Thort, contudo, esse foi impedido pelo robô Vario-500.

Curiosidade


Os adversários do ferrônio Hekéner Sharoun do círculo do Tecno-Mahdi o chamavam de “Thort da Terra”, um apelido alusivo às suas origens.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR10, PR15, PR88, PR953, PR1567, PR2282, PR2906.
  • PR-Action nº 30 e 35.
  • PR-Vega nº 1.
  • RP-126.
  • Rudyn nº 1.
  • Mundo Infernal nº 2.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Thort”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: