Tiuphorense
Povo não humano, um dos que dominaram a Via Láctea antes da era da entidade Archetim. Sua frota provavelmente formou o Império dos Insurgentes, também conhecido pelos tiuphorenses como o Império Ilimitado de Tiu. Foram chamados de “devoradores de estrelas” pelos bitennis. Eles vêm originalmente do planeta Tiu.
Descrição Física e Fisiologia
Os tiuphorenses eram seres humanoides, tinham um corpo esguio e alto e se moviam graciosamente, como dançarinos. Eles eram respiradores de oxigênio e estavam acostumados a uma gravidade de 0,91 g, bem como uma temperatura de 5 até -15 °C. As feições deles não eram claramente masculinas ou femininas para os terranos. Tinham rostos avermelhados e alongados com olhos fundos, narinas estreitas e uma boca pequena e estreita.
Características Psicológicas
Toda a sociedade dos tiuphorenses foi projetada para a guerra. Os indivíduos que não estavam aptos para serem guerreiros também se colocavam a serviço da causa e usavam todas as suas habilidades para enriquecer os cristais sextadim de suas naves com consciências.
Sociedade
Governo
O reino dos tiuphorenses foi chamado de Império dos Insurgentes, pois, com isso, se pretendia expressar o quão ultrajante era a guerra deles e que se insurgiram contra todos os costumes civilizacionais.
Religião
Eles acreditavam na existência real de um lugar que representava uma espécie de Valhalla para eles e tinha o nome de Catiufado.
Costumes e tradições
Demonstrar força era importante para os tiuphorenses. Consequentemente, eles mostravam um certo respeito pelos adversários que se mostravam particularmente fortes. A força dos recém-chegados era testada em duelos.
O calendário
Os tiuphorenses calculavam o tempo em extensão de tempo desde a redenção (ETDR) de seu planeta natal. O ano 20.103.191 AC corresponde ao ano 87.770 da extensão de tempo.
Tecnologia
Espaçonaves
Até o momento, são conhecidos três tipos de naves espaciais:
- 1) Fortaleza estelar: nave de forma cilíndrica com cerca de 5 km de comprimento. Essas carregavam um cristal de tecido hipercristalino na frente delas, contendo as almas capturadas pelos tiuphorenses. Gucky chamou os cristais como saco cheio de almas.
- 2) Saltador estelar: nave significativamente menor, em forma de bumerangue, que pode servir como nave auxiliar das fortalezas estelares.
- 3) Cápsula de guerra: a menor unidade de nave espacial, usada principalmente como nave auxiliar não tripulada pelos saltadores estelares.
Robôs
Os tiuphorenses usavam pequenos robôs de combate com forma cilíndrica preto-azulada e cintilantes com seis braços de armas.
Armas manuais
Uma arma popular nas lutas no solo era uma lança de combate quase do comprimento corporal capaz de disparar fortes cargas de energia.
Tiuphorenses conhecidos
Alguns tiuphorenses conhecidos são:
- Gennloc (oráculo da fortaleza estelar Yonnticc), Gerhon (portador de bruenne e membro da tripulação da Yonnticc) e Ohxon Bysccu (caradocc da Yonnticc).
História
Os tiuphorenses vieram do planeta Tiu e deixaram esse de acordo com seu calendário antes do ano 87.770 da extensão de tempo desde a redenção (ETDR) (a partir do ano 20.103.191 AC), ou, como chamaram isso, se “redimiram” de seu mundo natal. Os tiuphorenses migraram de galáxia em galáxia. No ano 20.103.211 AC, os tiuphorenses apareceram pela primeira vez na Via Láctea, que então era chamada de Phariske-Erigon, e iniciaram uma guerra contra os povos da Galáxia. Devido à Fenda Temporal causada pela nave Atlanc, um grande número de fortalezas estelares alcançou o presente do ano 1517 NCG e espalhou medo e terror ali. [...]. Depois que os tiuphorenses derrotaram o Códice no ano 20.103.191 AC e quase não havia resistência a ser esperada desse, os atacantes perderam o interesse em Phariske-Erigon. Relativamente poucas fortalezas estelares permaneceram saqueando e destruindo os mundos da Galáxia. Enquanto um contingente maior de naves se reuniu em uma região dentro de Phariske-Erigon, o resto se reuniu em um ponto de encontro longe da Galáxia. Essas foram na direção da galáxia natal dos lares originais, que os tiuphorenses viram como seu próximo desafio, já que esses ofereceram uma resistência considerável durante os combates em Phariske-Erigon.
Fontes
- PR2800, PR2801, PR2802, PR2803, PR2804, PR2806, PR2808, PR2817, PR2819, PR2872, PR2873.
- Glossário: PR3014.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Tiuphoren”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.