Tu-Ra-Cel
Organização do tipo executivo. Abreviadamente TRC, é o serviço secreto e de inteligência arcônida oficial e significa Tussan Ranton Celis (“Olhos do Mundo do Império” ou “Olhos dos Mundos do Império”). Seus membros são chamados celistas (sg. celista).
Dados Gerais
Estrutura organizacional
O quartel-general do Tu-Ra-Cel é o fragmento de espaçoporto TRC-Ark, nas ruínas do antigo planeta da guerra Árcon III. Anteriormente, o Tu-Ra-Cel era apenas um serviço secreto dentre vários no Grande Império e no Império de Cristal; porém, com a ascensão de Bostich ao poder e a subsequente reorganização, os outros serviços secretos foram subordinados a ele. Ao contrário dos kralasenses, o pessoal técnico não é composto em grande parte por agentes. Dentro da organização, existem várias patentes ascendentes: 1) cel’arbtan (patente mais baixa, agentes que às vezes precisam agir sozinhos); 2) cel’orbton (líder de células, comanda no máximo cerca de cem agentes e é responsável por no máximo um planeta); 3) cel’athor (dirige várias células); 4) cel’mascant (patente mais alta).
Insígnias
O brasão do Tu-Ra-Cel é um yilld, um réptil de Árcon III, verde-mar e iluminado por relâmpagos dourados. A cabeça triangular do yilld se estende em direção a um olho estilizado. Um campo branco ao redor do centro preto da íris e da pupila também é delimitado por contornos pretos. No ano 12.402 da Ark, a capa vermelha brilhante que chegava até as coxas e o uniforme bege com uma estreita gravata preta eram o sinal externo de pertencer ao serviço secreto. No ano 1304 NCG, os celistas normalmente usavam roupas discretas e práticas apropriadas para suas respectivas atribuições. Ao aparecer oficialmente (por exemplo, como guarda-costas ou guardas de honra), eles usavam mantas vermelho-ardentes até os joelhos e turbantes vermelho-ardentes com o brasão do Tu-Ra-Cel. Os rostos deles são tornados irreconhecíveis através de campos de distorção.
Celistas conhecidos
Alguns celistas conhecidos são:
- Arista Molee, Caraner, Cooligar da Gonozal, Fasoul da Arthamin, Kar da Tokheras, Khilur da Ragnaari, Sargor da Progeron, Sebustian Krovan, Shallowain, chamado “o Cão”, Slauter, Soi Maklur e Stentral.
História
No ano 5772 AC (ano 12.402 da Ark), o Tu-Ra-Cel monitorou a permanência do imperador Reomir IX no planeta Links-Aubertan através da Operação Excursão de Caça. Quando as avaliações dos impulsos individuais dos convidados do setor Otreilian mostraram que Altao Ta-Camlo era idêntico a um príncipe de cristal desaparecido há mais de 2.000 anos, Cooligar da Gonozal foi designado para o caso do mais alto nível, para cortar pela raiz possíveis reivindicações ao trono imperial. O portador de um selo do imperador iniciou uma tentativa de assassinato contra Ta-Camlo, que fugiu para o circo espacial Osa Mariga. Cooligar mandou bombardear o Osa Mariga, que acabou caindo no planeta Couratto III.
Fontes
- PR2008, PR2009, PR2055, PR2098, PR2722.
- Traversan nº 5, 6, 8.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Tu-Ra-Cel”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.