Tyll Leyden

Terrano. Ele era um astrônomo e astrofísico genial.

Descrição Física


Era um homem com cabelo de cor cinza-louro e olhos muito claros

Características Psicológicas


Era um homem fleumático, retraído e modesto. Quando precisava falar, limitava-se ao estritamente necessário. Observava rigorosamente o horário das refeições. A hora do café era sagrada para ele. Os êxitos que alcançava sempre eram frutos de um trabalho árduo. Nunca fazia muito alarde. Mas Perry Rhodan reconheceu a sua grande capacidade.

História


Tanto a data de seu nascimento como também a da sua morte permanecem desconhecidos. Provavelmente, ele nasceu no ano 2297, desde que tinha vinte e nove anos no ano 2326. Tyll Leyden era um cientista de ponta a ponta, seus colegas sussurravam que ele era casado com seu trabalho. Apesar de sua reputação como fleuma, ele poderia, se quisesse, apresentar seus resultados de uma maneira extraordinariamente rápida. Isso muitas vezes contribuiu para a confusão de seus superiores. Devido a suas qualificações e conquistas, Leyden poderia facilmente ter ocupado uma posição de liderança. No entanto, como isso teria sido muito demorado trabalho administrativo, ele geralmente evitou posições como o diabo fez a água benta. Entre outras coisas, Leyden foi visto como o redescobridor do “trabalho de fórmula de Falton” desenvolvido pelo cientista arcônida Toge Falton cerca de 8.000 anos antes do nascimento de Leyden. Usando essa fórmula, foi possível obter informações confiáveis sobre possíveis planetas solares e sua adequação para o desenvolvimento da vida a partir de muitos anos-luz de distância. Ao longo de sua carreira científica, Leyden continuou a desenvolver esse trabalho de fórmula. Não obstante o parecer negativo de cientistas de renome, Leyden teve coragem de experimentar a teoria de Falton. E, graças a isso, ele não só encontrou Impos e o planetário, mas também descobriu que o molkex era o Suprahet inativo.

Na lua Impos

Com base em sua pesquisa sobre a teoria de Falton, Leyden descobriu como um cientista na nave Explorer Ex-2115 na primavera do ano 2326 o sistema estelar do sol amarelo EX-2115-485 com seu planeta gigante Hércules. Na lua Impos, ele descobriu e pesquisou o observatório dos oldtimers. Naquela época, Tyll Leyden também estava pronto para assumir sua única posição de liderança nesse contexto. Ele foi feito chefe dos cientistas em Impos por uma carta de Perry Rhodan. Estranho foi apenas que esse mais tarde não conseguia lembrar quem o aconselhou a fazê-lo. Em seu tempo livre, Tyll Leyden explorou o observatório sozinho, guiado apenas por sua mente subconsciente, e criou numerosos mapas estelares para seu próprio uso. Em 4 de janeiro do ano 2327, Impos foi evacuado. Devido à recomendação de Leyden, o sistema Hércules foi expulso do Universo normal com a explosão maciça de inúmeras bombas gravitacionais para combater o perigo representado pelo Suprahet. Essa recomendação, embora sem alternativa, Leyden lamentou muitos anos depois.

No planeta Tombstone

Também no ano 2327 ele descobriu as conexões mais importantes entre os vermes do pavor, o molkex e o Suprahet. Quando ele trabalhou com o verme do pavor Pedro, ele descobriu que Pedro podia direcionar as coordenadas das grandes massas de molkex. A bordo da nave Terrânia, Leyden viajou com Pedro e o biólogo mais velho Salor Neev para o planeta natal dos vermes do pavor. Nesse planeta, chamado Tombstone, ele conseguiu, graças a numerosas informações sobre filmes e ao apoio de Pedro, ganhar a confiança do verme do pavor mais velho Ooff e de todo o povo dos vermes do pavor. Finalmente, foi assinado um pacto oral que selou a amizade dos terranos com os vermes do pavor. Em janeiro do ano 2327, passou a integrar em caráter oficial a equipe central de pesquisadores terranos.

O hormônio B

No ano 2328, Leyden fez um avanço na física hipertrônica na busca pelo hormônio B sintético. Ele também ajudou a desenvolver uma arma contra a blindagem de molkex das espaçonaves dos blues. Depois desses anos, Leyden trabalhou em um centro de pesquisa na Terra, que estava ligado à frota Explorer. Portanto, ele ainda tinha acesso às unidades EX quando precisava delas - geralmente em contornar ativamente a rota de serviço usual.

Na Estrela de Asoyth

No ano 2331, Leyden descobriu a degeneração de um sol (a Estrela de Asoyth) com a ajuda de algumas fotos estelares do observatório dos oldtimers. O sol ameaçava tombar devido à onda de choque que emanou de Eysal quatro anos antes. O componente Zyargoff do sol era instável e se tornou a onda portadora da radiação que era fatal para a vida normal (de acordo com a fórmula de Falton: vida negativa). A colônia aconense localizada ali, que havia sido isolada por 3.000 anos, pôde ser salva - enquanto Leyden virou-se acima de todos para os aconenses do Sistema Azul. A nave Ex-2115 foi colocada à sua disposição para essa operação, e Reginald Bell e dois couraçados terranos o acompanharam.

Em Stonehenge

No ano 2332, ele pesquisou Stonehenge, entre outros, em conexão com o desaparecimento de várias naves espaciais no Sistema Solar. Leyden suspeitou de um transmissor por trás dos círculos de pedra. Reginald Bell novamente colocou a Ex-2115 à sua disposição para esse trabalho. Depois de resolver o mistério da armadilha espacial Terra Estelar, ele descobriu que suas teorias sobre o assunto estavam erradas.

A hiperzona

Também no ano 2332, a avaliação de mapas estelares dos oldtimers colocou Leyden na pista de um “buraco no espaço”. Ele voou para lá na Ex-2115 e se deparou com os descendentes mutantes de aconenses antigos que desenvolveram uma tecnologia muito avançada e viviam em um planeta mais rápido que a luz. No decorrer dos eventos, a Ex-2115 foi destruída e Leyden pulou 15 anos na dilatação do tempo até o ano 2347.

Homenagens


949 anos depois, os descendentes dos copernicanos que se mudaram para o Universo Vermelho no ano 1344 NCG chamaram a cidade recém-fundada de Leyden City em homenagem ao cientista.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR152, PR159, PR164, PR165, PR175, PR176, PR810.
  • RP-241, RP-262, RP-270.
  • O Império Vermelho nº 1.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Tyll Leyden”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: