Urânio

Material/elemento químico. Ele é um elemento metálico que ocorre naturalmente. Possui o número ordinal 92.

Dados Gerais


O urânio foi descoberto na Terra no final do século XVIII por um químico alemão e recebeu o nome do planeta Urano. No entanto, foi somente em meados do século XIX que o urânio metálico puro pôde ser produzido. O uso de compostos de urânio, nessa época, limitava-se a experimentos químicos e à produção de vidros coloridos. A importância da fissão nuclear só foi descoberta no período entre as duas guerras mundiais. O mais tardar com o desenvolvimento das primeiras armas nucleares e reatores nucleares no final da Segunda Guerra Mundial, todo o potencial e o perigo do urânio tornaram-se aparentes. Nas décadas que se seguiram, novos desenvolvimentos se seguiram, como a bomba de fusão e o propulsor nuclear da nave Stardust. Havia grandes depósitos de urânio na Terra, na Amazônia, explorados pelo Bloco Ocidental, bem como na pequena localidade de Bajmak, na Rússia.

História


No ano 20.103.191 AC

Nessa época, o planeta Sheheena, que nessa época orbitava o Sol, seria trazido para o vazio por meio de uma profundidade roxa e, portanto, a salvo dos tiuphorenses. O planeta era particularmente adequado para isso, pois tinha um enorme oceano cavernoso com uma extensão habitável de costa, que era aquecido por reatores naturais de grandes depósitos de urânio-234.

No ano de 1971

Nessa época, o desembarque da Stardust e o estabelecimento da Terceira Potência no deserto de Gobi causou um rebuliço entre as três grandes potências da Terra. Quando a AII tentou entrar em contato com Perry Rhodan, que havia pousado com a Stardust sob o controle da Federação Asiática (FA), o agente Perkins disse aos representantes da FA que tinha um novo dispositivo para detectar depósitos de urânio no Gobi. Apesar de um certo ceticismo, ele se mostrou interessado. A tentativa de pousar na Stardust falhou, no entanto, Perkins foi morto. Quando a FA começou um primeiro ataque atômico logo depois, o campo antineutrônico, que a arcônida Thora implantou da Lua, impediu qualquer fissão nuclear. No mesmo ano, a FA planejou contornar o campo defensivo energético ao redor da Stardust com um túnel e detonar uma bomba. O teleportador Tako Kakuta frustrou isso informando Perry Rhodan. Com uma pequena quantidade de urânio, ele falsificou uma contaminação radioativa para que o túnel pudesse ser evacuado e, assim, selado com o combustor centralizado sem perda de vidas humanas.

No ano de 1980

Nessa época, o major Conrad Deringhouse fez uma escala no sul dos Urais, em uma pequena cidade chamada Bajmak, a caminho de Moscou. Sob a proteção de fortes precauções de segurança, a provavelmente mais produtiva mina de urânio na Terra estava localizada ali. Oficialmente, o estanho era supostamente extraído ali. Com seu traje arcônida e um hipnorradiador, ele conseguiu entrar e provocou um incidente que fez jogar o marechal Sirow em suas mãos, pelo qual um Tribunal Mundial estava esperando.

No ano 2041

Nessa época, os peepsies do sistema Myrtha atingiram um nível tecnológico que tornou possível a viagem espacial interplanetária. Como fonte de energia, eles usaram reatores de fissão nuclear, cuja massa de reação contém urânio para armas. Com base nisso, os colonos terranos do planeta Fera Cinzenta foram capazes de construir uma bomba atômica para se defender dos ocupantes.

No ano 2106

Nessa época, os terranos tentaram explodir o Robô Regente como parte da Missão Desespero. O núcleo de seu plano era uma viagem no tempo com a espaçonave Sotala e o uso de uma bomba de fusão com um fusível de decomposição baseado em urânio.

No ano 2436

O planeta Depósito II na galáxia M-87 hospedava grandes depósitos de urânio-235. Um incidente ativou a paracapacidade do dr. Kydd Sylvester. O vakupath não conseguiu controlar suas forças e desencadeou uma reação em cadeia descontrolada. Ele cometeu suicídio para proteger os outros. O incêndio próprio pôde ser contido usando um radiador antinêutrons.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR02, PR04, PR21, PR66, PR125, PR336, PR2805.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Uran”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: