Xadrez tridimensional

Sociedade/entretenimento. Tipo de jogo desenvolvido pelos mutantes terranos.

Dados Gerais


É um jogo tremendamente complexo, se comparado com o xadrez tradicional. Em vez de bidimensional, o tabuleiro era cúbico. Os 64 quadrados, alinhados oito a oito, multiplicavam-se por oito. Desprovido de peso por efeito de um radiador antigravitacional, o cubo flutuava no ar. As peças obedeciam a impulsos teleguiados. Quem visse pela primeira vez o novo jogo, ficaria confuso diante da multiplicidade de figuras encerradas no cubo transparente. Do ponto de vista matemático, a diferença entre o xadrez tradicional e o tridimensional não consistia simplesmente em multiplicar por oito a dificuldade da partida. Com a passagem de um plano a outro, as variações iam ao infinito. Unicamente jogadores excepcionalmente hábeis conseguiam chegar ao fim de uma partida, levando horas, ou até dias. Por isso, era jogado somente pelos mutantes. Mas, mesmo os telepatas tinham certas dificuldades, pois suas espionagens mentais em nada facilitavam o jogo, nem influíam no resultado final. A estrutura era complexa demais para beneficiar-se de dicas tão insignificantes.

No Ducado de Krandhor

Ocorrendo no Ducado de Krandhor após a Lugosíada, o Superjogo é uma variante do xadrez tridimensional. Quatro áreas dispostas uma acima da outra, cada uma com campos individuais quadrados 4x4, formam o campo de jogo. Ao contrário do xadrez normal, um peão e um oficial compartilham, cada um, uma casa na posição básica. Os dois grupos ficam diagonalmente opostos um ao outro. Os pares ficam nos quatro espaços de canto dos dois níveis superior e inferior. O rei fica no canto mais distante, a rainha acima ou abaixo dele.

Nota: A nota do autor William Voltz ao episódio PR1027 afirma que o xadrez 3-D descrito no episódio realmente existe. Foi desenvolvido por W.F. Missner, contra quem Voltz jogou esse tipo de xadrez.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR76, PR95, PR449, PR1027, PR1299.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dreidimensionales Schach”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: