Zalit

Quarto planeta de um total de quinze do sistema estelar do sol gigante vermelho Voga, situado na Via Láctea, distante apenas 3,14 anos-luz de Árcon. É um mundo colonial dos arcônidas, os zalitas pertencem ao Grande Império e são os aliados mais leais de Árcon.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Voga IV
Sistema estelar: Voga
Galáxia: Via Láctea (M-13)
Distância para Árcon: 3,14 anos-luz
Tipo: Mundo normal de oxigênio
Gravidade superficial: 0,95 g
Povos conhecidos (habitantes): Zalitas
Capital planetária: Tagnor

Dados Gerais


É um mundo normal com atmosfera gasosa, contendo uma mistura de oxigênio e hélio. Talvez contenha um pouco mais de oxigênio que a da Terra, mas ainda se situa nos limites do normal. Sua gravitação superficial é de 0,95 g.

Cidades

A capital planetária é Tagnor. No ano de 1984, ela tinha 30 milhões de habitantes. A paisagem urbana é dominada pelas construções em forma de funil, comuns aos arcônidas. O espaçoporto adjacente, no qual a frota fica estacionada, tem um diâmetro de 20 quilômetros.

Outras áreas conhecidas

Parte da população vive nas áreas mais frias das regiões montanhosas de Takotré.

População

Em junho do ano de 1984, havia um total de 8 bilhões de habitantes no planeta.

Matérias-primas

Zalit também dá o nome para o metal zalos, que, tanto quanto se sabe, só ocorre ali. Além disso, há abundância de produção de vinho, cujo rendimento é altamente valorizado.

Fauna

É conhecido a espécie animal harack, muito usada nas arenas de lutas, que vive no deserto.

História


O planeta foi colonizado por imigrantes arcônidas há cerca de quinze mil anos. Foi o primeiro objetivo dos arcônidas. Porém, menos de 500 anos depois do início da colonização, os descendentes dos colonizadores já deixaram de ser considerados arcônidas puros. As influências ambientais sobre o corpo e a mente que ali se verificaram aconteceram em quase todos os outros lugares.

No ano de 1984

Ao contrário dos arcônidas, o povo de Zalit ainda era ativo. Desenvolviam seu trabalho e sua criatividade; os rostos alegres dos habitantes de Tagnor revelavam que estavam satisfeitos da vida. Não havia nele o menor sinal da melancolia deprimente dos arcônidas. Pelo contrário, grupos de zalitas riam e se dirigiam aos parques. Nessa época, Perry Rhodan levou a nave Titan pela primeira vez para Zalit, fugindo do Robô Regente. Ali, os terranos descobriram que os zalitas eram influenciados pelos mooffs. Com a ajuda dos mutantes, os sugestores foram eliminados. Descobriu-se que os aras estavam por trás desse ato perverso.

No ano 2044

Nessa época, Perry Rhodan e outros 150 terranos, incluindo mutantes, foram enviados por um transmissor de matéria em Zalit para uma base secreta. Posteriormente, eles foram recrutados pelo Robô Regente como soldados para Árcon, disfarçados de zalitas. Dessa forma, eles esperavam chegar a Árcon para derrubar o Robô Regente.

A partir do ano 2045

Nessa época, Edmond Hugher, aliás, Thomas Cardif estava permanentemente vinculado a seu empregador, uma empresa estatal arcônida, com um contrato de adesão. O serviço secreto dos arcônidas e a Segurança Solar monitoraram Hugher até o ano 2103, sem perceber que os antis já o havia substituído por um dublê robótico no ano 2072.

No ano 2105

No final do ano 2105, várias revoltas foram organizadas por várias organizações em vários mundos do império arcônida para sabotar o governo de Atlan. No início de dezembro, uma multidão agitada invadiu a sede do governo do governador local Salor Henno. Ele foi salvo pelo agente terrano Wayne Tate.

No século XXXVI

Em dezembro do ano 3580, os zalitas também estiveram envolvidos na fundação da Coalizão da Dignidade dos Povos Galácticos (COPOG), uma aliança galáctica contra o Concílio dos Sete.

No ano 1344 NCG

Nesse ano, o imperador arcônida Bostich I fugiu temporariamente para Zalit, porque o sistema Árcon não podia ser defendido de forma eficaz contra a Frota Terminal Traitor.

No ano 1402 NCG

Nesse ano, nove bilhões de zalitas viviam em Zalit, trinta e cinco milhões deles na capital Tagnor. Na primavera do ano 1402 NCG, experimentos com impulsos 5-D foram realizados em pacientes no Centro de Pesquisa de Anuula, nos arredores de Tagnor. Quando o Impulso Arcaico perseguiu Thantur-Lok em 1º de junho do ano 1402 NCG, de alguma forma interferiu com esses experimentos e os pacientes começaram a ficar loucos. Perry Rhodan e Gucky testemunharam as condições em 9 de junho, quando se infiltraram secretamente no Centro de Pesquisa de Anuula. Em 10 de junho do ano 1402 NCG, ocorreu uma conferência na estação espacial Orgulho de Voga em órbita ao redor de Zalit, para a qual o Zarlt de Zalit havia convidado em nome do imperador arcônida Bostich I. Além do Zarlt Hernam da Zalit, Perry Rhodan e Gucky, o Lorde-Médico Oclu-Gnas como representante dos aras e o patriarca do centro Polktor como representante dos saltadores estavam entre os participantes. Quando o imperador Bostich chegou, ele foi afetado negativamente pelo Impulso Arcaico. Ele deu a seu kralasense a ordem de fazer prisioneiros os presentes e interná-los em sua nave capitânia Gos’Tussan (espaçonave). Enquanto Rhodan conseguiu escapar com a ajuda de Gucky, o kralasense conseguiu paralisar Oclu-Gnas e Polktor.

No século XVI NCG

Após a ocupação do sistema Árcon e a prisão de Gaumarol da Bostich pelo Tribunal Atópico, Zalit tornou-se o mundo principal do Império de Cristal. Tormanac da Hozarius, o Zarlt de Zalit, tornou-se o governante de fato do império a partir desse ponto. Em 28 de abril do ano 1518 NCG, a existência física de Tormanac da Hozarius em Árcon I tinha terminado. Ele estava gravemente marcado pelo mal de Khesdar. Com o apoio de vinte mulheres do fogo, sua consciência se mudou para o chamado mundo de latão. Ele anunciou isso pessoalmente através da emissora Satatron, que transmitiu de Tagnor, e proclamou o Império Eterno.

No século XXI NCG

A sede do governo dos Baronatos Estelares Unidos de Thantur, a união dos barões arcônidas liderados pelo Barão de Thantur como herdeiro político dos imperadores, estava em Zalit na metade do século XXI NCG. Em 16 de janeiro do ano 2046 NCG, Atlan viajou para Zalit no ultracouraçado Cai Cheung junto com o então barão Thantur Larsav da Ariga para procurar um possível traidor entre os barões do cristal depois que da Ariga caiu em uma armadilha dos ladhonenses no planeta Trandafir (situado no sistema do sol Holuva). Uma vez em Zalit, a tripulação da Cai Cheung ajudou a desenraizar um golpe contra Larsav da Ariga, liderado por seu vice Jarak da Nardonn.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR40, PR41, PR84, PR85, PR109, PR124, PR2317, PR2717, PR2811, PR2958, PR3001, PR3027, PR3028.
  • PR-Árcon 1, PR-Árcon 5.
  • Volume Azul 14.
  • PR-Olimpo 4.
  • RP 179.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zalit”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: