Zarlt

Título honorífico do soberano dos zalitas. Ele é o chefe de estado eleito dos zalitas.

Dados Gerais


É o soberano do sistema Voga e simultaneamente também era o vice-imperador do Grande Império de Árcon, isto é, o representante direto do imperador. No entanto, pelo menos durante o reinado do Grande Coordenador de Árcon, o título não estava associado a nenhuma autoridade no Império. A tradição de Zarlt como vice-imperador é historicamente baseada no fato de que Zalit foi o primeiro planeta a ser colonizado pelos arcônidas após o fim dos Períodos Arcaicos. Após o fim do Grande Império, o Zarlt inicialmente não carregou mais o título simultâneo de vice-imperador. No século XVI NCG, na época do novo Império de Cristal, entretanto, o vice-imperador passou a carregar novamente o título de Zarlt. Ele mora em um edifício-funil vermelho-sangue na cidade de Tagnor. Esse tem uma altura total de 150 metros, o pedestal tem um diâmetro de 50 metros, o funil no topo tem cerca de 300 metros. As paredes elevam-se em um ângulo de 45° e são totalmente lisas. O Zarlt usa um trono para recepções e outras ocasiões importantes. Durante atos de Estado no Palácio de Cristal em Árcon I, o Zarlt é cerimonialmente convocado como o primeiro dos convidados de honra e apresentado com seus títulos, sobrenomes e méritos. Em seguida, ele presta homenagem ao imperador ajoelhando-se diante de seu trono. O Zarlt não vem de uma família nobre, mas era principalmente o mais alto dignitário militar. O mandato exato não é conhecido. Seus guarda-costas são fornecidos pelo Regimento do Zarlt de Zalit.

Zarlts conhecidos


  • Elton (?? - antes do ano de 1984; assassinado em nome do almirante Demesor), Demesor (antes do ano de 1984; no ano de 1984, derrubado pelos terranos), Zernif (ano de 1984 - ??), Kosoka (?? - ??), Regensor (ano 2161 - ??), Hernam da Zalit (início do século XV NCG), Tormanac da Hozarius (do ano 1500 ao ano 1518 NCG), Laru Tamasor (século XVI NCG - ??).

História


Em junho do ano de 1984, Perry Rhodan encontrou-se com o Zarlt Demesor. Em um momento desconhecido antes do ano de 1984, o Zarlt Elton foi assassinado por oficiais da frota espacial em nome do almirante Demesor. Esses serviram então ao novo Zarlt Demesor em altos cargos governamentais. Demesor governou como um ditador e lutou para derrubar o imperador arcônida. Ele mesmo havia desenvolvido esses planos, mas não tinha ideia de que tanto ele quanto toda a sua equipe administrativa foram sugestivamente influenciados por mooffs. Seus senhores queriam assumir o poder no império. Ele foi derrubado no ano de 1984 pelos terranos ao redor de Perry Rhodan, que trabalhou com um grupo de resistência. Após a morte de Demesor, o almirante Zernif tornou-se o novo Zarlt de Zalit. Na época dos preparativos para a derrubada do Robô Regente no ano 2044, um idoso e doente zalita chamado Kosoka era o chefe de Estado. O Robô Regente deixou-lhe pouco espaço de manobra. Além disso, com o almirante Calus de Monizér, um representante autorizado do Robô Regente estava no local em Zalit. Após a derrubada do Robô Regente e a entronização de Atlan da Gonozal como Imperador Gonozal VIII, Kosoka ainda era o Zarlt. A partir do ano 2161, o zalita Regensor foi o Zarlt de Zalit. Embora ele não tivesse mais nenhum poder no Império Unido, por razões diplomáticas a Administração-Geral respondeu aos desejos do Zarlt para não ofender os zalitas. No verão do ano 1402 NCG, durante o reinado de Hernam da Zalit, como Zarlt, Zalit se tornou uma das cenas em torno do Impulso Arcaico e do movimento Ark Summia. No início do século XVI NCG, Tormanac da Hozarius tornou-se o Zarlt e, portanto, o vice-imperador, embora não fosse um zalita, o que significou uma ruptura com a tradição. Ele residia no Palácio de Cristal em Árcon, não em Zalit. Além disso, ele tinha de fato o governo único sobre o império, já que Bostich I cuidava principalmente da administração do Galacticum. Em 28 de abril do ano 1518 NCG, a existência física de Tormanac da Hozarius terminou em Árcon I. Ele estava severamente marcado pelo chamado mal de Khesdar. Com o apoio de 20 mulheres do fogo, sua consciência mudou-se para o chamado mundo de latão. Ele anunciou isso pessoalmente através da emissora Satatron, que transmitiu de Tagnor, e proclamou o Império Eterno. Depois desses eventos, a importância do cargo declinou visivelmente até que o Zarlt se tornou apenas um mediador para os novos barões de cristal ou barões estelares de meados do século XVI NCG.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR40, PR41, PR84, PR2717, PR2811, PR2915.
  • PR-Árcon nº 1.
  • Atlan nº 288.
  • Volume Azul nº 14.
  • PR-Action nº 21.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zarlt”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: