Mirkandol (Galacticum)

Local citadino. Termo do satron (a língua franca do Grande Império) que significa local de encontro, designa uma cidade localizada no deserto de Khoukar, no continente de Laktranor, no planeta Árcon I, e que foi sede do Galacticum do ano 1290 até 1344 NCG.

Dados Gerais


Quando Mirkandol foi inaugurada, a cidade-palácio ocupava uma área de 40 quilômetros quadrados, que foi totalmente redesenhada. Os parques estão repletos de plantas exóticas de todas as partes da Galáxia, interrompidas por colinas artificiais. Cursos de água criados artificialmente percorrem toda a área; numerosas fontes com recursos aquáticos proporcionam maior relaxamento. Complexos residenciais e de escritórios em vários estilos arquitetônicos da Via Láctea estão inseridos entre as áreas de parque. Além dos respiradores de oxigênio, os chamados respiradores de tóxicos, como os maahks, ou os habitantes da água, como os solmothes, também encontram instalações adaptadas às suas condições. No centro de Mirkandol, ergue-se um edifício-funil com 800 m de altura, que externamente se assemelha à arquitetura arcônida usual. É feito inteiramente de cristal sintético, opaco por fora, contudo, transparente por dentro. O diâmetro da base no caule é de 80 m, a extremidade superior é de 500 m. Porém, ao contrário dos funis arcônidas habituais, que são abertos para dentro no funil, ele tem um telhado fechado. No lugar do pátio interno, o funil possui um anfiteatro como salão de reuniões principal do Galacticum. O salão tem 300 m de altura e oferece fileiras de assentos escalonadas que se elevam a uma inclinação de 45°. Inicialmente, o salão de reuniões foi projetado para 2.000 pessoas. Nos anos que se seguiram à realocação do Galacticum, foram acrescentadas fileiras de assentos adicionais e ancoragens para alojamentos flutuantes. No ano 1303 NCG, o palácio-funil tinha capacidade para acomodar até 50.000 pessoas em uma assembleia geral, mais do que suficiente para as delegações incluindo funcionários da embaixada e adidos. A própria cidade diplomática também foi ampliada. Foi complementada em anéis concêntricos com edifícios-embaixada adicionais, um centro de atuação de administração e de serviços, assim como áreas de parque adicionais. No ano 1303 NCG, o diâmetro de Mirkandol era de 20 quilômetros. A cerca de 50 quilômetros do centro de Mirkandol, um pequeno espaçoporto de 20 quilômetros de diâmetro foi construído no ano 1295 NCG, protegido de Mirkandol por uma muralha circular com vegetação.

História


Mirkandol foi concebida como um projeto de prestígio pelo imperador Bostich e construída em grande segredo enquanto a sede do Galacticum ainda existia no Humanidrom, localizado na órbita do planeta Lokvorth. Todos os construtores, arquitetos e especialistas arcônidas foram eliminados em caso de indiscrições, a fim de manter a construção de Mirkandol completamente secreta. Somente a acusação dos terranos de que Bostich estava promovendo um projeto bélico sob o codinome Mirkandol que forçou Bostich a declarar que Mirkandol era um projeto de entendimento dos povos. Posteriormente, Mirkandol se tornou a sede do Galacticum. No ano 1331 NCG, devido ao aumento da hiperimpedância, a distância para os povos tornou-se muito grande, de modo que Mirkandol quase não foi mais utilizada. Mirkandol finalmente ficou órfã quando a diretriz de Traitor foi anunciada em Árcon em 1º de novembro do ano 1344 NCG por Traitor. No ano 1402 NCG, Mirkandol havia se tornado uma cidade-fantasma. A cidade foi mantida em boas condições por hordas de robôs de manutenção, todos os edifícios estavam em boas condições de funcionamento, até as várias fontes primaveris da cidade ainda estavam em funcionamento, apenas algumas flores do deserto estavam crescendo sobre os edifícios e assim transformando a cidade em um mar de flores. No entanto, o imperador Bostich não permitiu que Mirkandol fosse povoada pela população arcônida após a retirada do Galacticum, então a cidade ficou vazia. O kralasense Shallowain tinha uma base secreta ali, e o arcônida Kerlon da Orbanaschol planejava fazer de Mirkandol sua sede de poder depois de se coroar imperador, embora os planos de Kerlon tenham sido frustrados por Perry Rhodan, Gucky e a filha de Alaska Saedelaere, Sahira Saedelaere.

Nota: No episódio PR-Árcon nº 4, é descrito que Atlan negociou o Trânsito Árcon-Terra na cidade de Mirkandol, e no episódio PR-Árcon nº 5, é afirmado que Mirkandol se tornou um playground para especuladores imobiliários e para os khasurns mais pobres depois que o Galacticum se retirou. Isso contradiz as declarações do episódio PR-Árcon nº 12 de que Mirkandol era uma cidade-fantasma nessa época.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1921, PR1924, PR2326.
  • PR-Árcon nº 4, 5, 12.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Mirkandol (Galaktikum)”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Projekt Mirkandol). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: