Tiga Ranton
Planeta da Via Láctea. Termo do idioma arcônida, o satron, que significa literalmente “três mundos”.
Dados Gerais
É a designação do sistema sincronizado dos três planetas Árcon I, II e III (até o ano 2329 / a partir do ano 1303 NCG), que orbitam o sol Árcon à mesma distância e formam a figura de um triângulo isósceles ou equilátero. Contudo, essa constelação não surgiu de forma natural quando o sistema estelar se formou, mas foi construída deliberadamente pelos arcônidas. O projeto Tiga Ranton originalmente foi planejado para demonstrar o poder ilimitado de Árcon, mas essa peculiaridade supostamente natural serviu mais tarde como justificativa para a reivindicação de domínio do Grande Império sobre toda a Via Láctea.
História
Apenas Árcon III correspondia à numeração original como terceiro planeta do sistema; os planetas vizinhos II e IV foram adicionados para o projeto de reagrupamento e sincronização. Originalmente Árcon I, chamado Gos’Ranton, era o segundo planeta do sistema estelar. Árcon II, Mehan’Ranton, era o quarto planeta e Árcon III, chamado Gor’Ranton, era o terceiro planeta do sol Árcon.
Projeto Tiga Ranton
No primeiro eyilon do ano 6.320 da Ark, o imperador Gonozal III lançou o Projeto Tiga Ranton ou Projeto dos Três Mundos sob o comando do ka'marentis Sarlon da Ragnaari no sistema Árcon. O quarto e o segundo planetas foram levados para a órbita do terceiro, que há muito era o mundo natal dos arcônidas, usando gigantescos propulsores de impulsos.
A destruição de Árcon III
No ano 2329, Árcon III, chamado Gor’Ranton, foi destruído pelos blues.
O novo Árcon III
No ano 1303 NCG, o antigo planeta Subtor foi colocado no seu lugar por meio de um transmissor de situação.
Fontes
- PR38, PR39, PR199, PR2050, PR2052.
- Atlan nº 207.
- RP 6, RP 396.
- Volume Azul nº 14, 31.
- Glossário: PR3040.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Tiga Ranton”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.