Hol Annasuntha

Aglomerado estelar globular localizado no halo da Via Láctea, a cerca de 17.000 anos-luz do Sistema Solar.

Outras designações


É chamado assim pelos lemurenses (em idioma terrano, significa “Ilha da Segurança”). No catálogo estelar terrano, está listado como NGC 5139 (Ômega Centauri). Entre os arcônidas, é chamado de Braangon (em idioma terrano, significa “colônia arrebatada”).

Dados Gerais


Trata-se do núcleo ligeiramente achatado de uma antiga pequena galáxia. Ômega Centauri faz parte do Grupo Local. É o maior e mais brilhante dos aproximadamente 200 grandes aglomerados estelares globulares que orbitam a Galáxia; é cerca de dez vezes maior que um aglomerado estelar globular convencional. Possui 178 anos-luz de diâmetro e é o remanescente de quatro milhões de sóis do enxame primordial Litrakduurn. Com cerca de 180 estrelas por ano-luz cúbico, o cubo central de vinte anos-luz de aresta contém 1,44 milhão de sóis.

História


Aproximadamente no ano 50.000 AC

Na época dos lemurenses, por volta do ano 50.000 AC, o aglomerado estelar globular então chamado Hol Annasuntha pertencia à 38ª Tamânia, ao Kharagtam.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2745.
  • Atlan-Centauri nº 1.
  • Atlan-Obsidian nº 2.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Omega Centauri”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Omega Centauri). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: