Glasha
Termo biológico da fauna. Espécie de animal marinho gigante, parecido com as baleias, que vive no mar de Traka, no planeta Trakarat, situado na Via Láctea.
Descrição
Os glashas têm cerca de trinta metros de comprimento e vinte e cinco metros de largura. O corpo é sarapintado com barbatanas laterais, com as quais os animais marinhos se movimentam na água. O crânio é enorme, com uma língua rosada pesando várias toneladas, e uma boca enorme. Abaixo da boca, há uma bolsa solta na garganta, que pode ser inflada e é permeada por uma rede de vênulas sanguíneas finas, mas não possui terminações nervosas. Quando a bolsa digestiva da garganta está totalmente inflada, ela cria um espaço com um diâmetro de cerca de dez metros, dentro do qual pessoas podem ser transportadas através do mar. Além disso, as bolsas da garganta são um produto muito procurado e caro. Quando um glasha morre, a bolsa da garganta é cortada, preparada e vendida. As bolhas de glasha semitransparentes, como também são chamadas as bolsas da garganta, são muito resistentes. Os glashas são domesticados por seus mestres, chamados glash-bal, controlados com impulsos hipnossugestivos e empregados tanto para transporte de passageiros quanto para caça.
História
No ano 2046 NCG, o ciberneticista Spinoza Godaby, o robô especial TARA-Psi e a agente tefrodense Ydio-Do viajaram para o continente Foosaal na bolsa da garganta do glasha macho chamado Binbi, controlado pelo mestre Klart Kono.
Fontes
- PR3043, PR3044.
- Glossário: PR3044.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Glasha”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.