Ilt

Povo não humano da Via Láctea, uma raça inteligente originária do planeta Vagabundo. Seus indivíduos são extremamente divertidos e perdiam a inteligência em Vagabundo à noite.

Descrição Física e Fisiologia


Eles atingem uma altura de cerca de um metro, lembram os ratos e têm uma cauda de castor chata. Portanto, eles também são conhecidos como ratos-castores. Seu abdômen é muito grosso, o pelo marrom avermelhado. A característica é o dente de ponta grande, que ilts pisca em tamanho real quando alegre. As orelhas grandes e redondas sentam-se de lado a toda a altura da cabeça. Suas mãos são divididas em cinco partes e delicadas. Os olhos parecem olhos castanhos de um cão bassê. Para corridas rápidas, eles andam de quatro. Embora perfeita em termos de fisiologia externa, essa função ainda não foi descrita. A expectativa de vida dos ilts é alta, de 500 a 600 anos.

A alimentação

Os ilts são vegetarianos. A vegetação árida de seu planeta natal era alimento suficiente para os ratos-castores, mas eles também não desdenham outros alimentos vegetais.

A reprodução

De acordo com Gucky no ano 2404 em comparação com o ambulante Kalak, uma fêmea ilt só pode dar à luz um máximo de três filhos em sua vida. O intervalo mínimo entre dois nascimentos é de aproximadamente 50 anos. Em seu nascimento, os ilts se teleportam para fora do ventre de sua mãe, aterrissam em algum lugar em Vagabundo ou nas proximidades e depois telepaticamente chamam seus pais. Esse fato também ocorreu quando Jumpy nasceu, que, de acordo com sua programação genética, se teleportou da Terra para a posição do planeta Vagabundo destruído e teve que ser encontrado por Gucky. Eles habitavam em cavernas de até 50 metros de profundidade, criadas por telecinese.

Características Psicológicas


Um ilt é caracterizado acima de tudo por um enorme instinto de brincar, uma tendência extremamente aguçada. Eles não são tão emocionais quanto os terranos, seus sentimentos são mais lógicos e moderados. Além disso, eles são incapazes de rir do fundo de suas gargantas. Sua risada soa muito estridente.

  • Citação (episódio PR251): “[...] ‘An, an!’, fez o mutante. Costumava emitir estes ruídos quando tentava imitar a risada dos humanos. […] ‘An! Eles querem... an, an... conquistar a Crest!’, Gucky mantinha as patas entrelaçadas à frente da barriga e tremia de tanto rir. [...]”.

Paracapacidades


Os ilts são seres dotados de capacidades parapsíquicas ricas. Todos os ilts são telecinetas, que neles alcança uma potência extraordinária. No nascimento, os ilts também são telepatas e teleportadores. A telepatia e a teleportação são raros em ilts adultos. Dos 28 ilts resgatados por Gucky, dois - Gecko e Iltu - também eram teleportadores e telepatas, o resto deles, Hemi e Ooch, eram pelo menos telepatas.

Ilts conhecidos


Apenas 29 ilts sobreviveram à derrocada de Vagabundo. Seu mais famoso representante é o membro do Exército de Mutantes terrano Gucky, que também é dotado das faculdades da telepatia e da teleportação. Tanto quanto se sabe, além desse, os outros ilts conhecidos são:

  • Axo (telecineta, gorducho e faminto, tinha preferência por ternos à fantasia, era acionista de uma grande cervejaria que fabricava a cerveja Axo fina para ratos-castores), Biggy (telecineta, desejada por Wullevull e Ooch), Bikre, Bokom (telecineta, atrevido, oportunista), Fippi (telecineta, cuidadosa), Gecko (telecineta, telepata e teleportador), Gucky (telecineta, telepata e teleportador), Hemi (telecineta e telepata), Iltu (telecineta, telepata e teleportadora), Jumpy (telecineta, telepata e teleportador), Lowis (telecineta), Murks (telecineta, melhor amigo de Ulfo), Ooch (telecineta e telepata), Otwaa (humorista), Plofre (nome original de Gucky), Strizi (telecineta), Ulfo (telecineta, tinha ambições poéticas e publicou pelo menos dois volumes de poesia), Ulto-Pulto (o “gênio de Vagabundo”) e Wullevull (telecineta, tinha um dente incisivo selado).

História


No ano de 1975

Os terranos encontraram-se com eles pela primeira vez em dezembro do ano de 1975, quando Perry Rhodan, a bordo da nave Stardust III, procurava pistas que o levassem ao Imortal.

Ao resolver a Charada Galáctica proposta por Aquilo, a Stardust III foi realocada para as vizinhanças do planeta Vagabundo no ano de 1975. Ali, os terranos encontraram os ilts, que inicialmente os consideraram não inteligentes. Eles também encontraram uma estação com robôs com cérebros orgânicos que tinham mais de 45.000 anos e cuja memória foi capaz de recuperar a informação de que eles tiveram contato com seres orgânicos pela última vez há 35.000 anos. Eles estavam sob ordens de defender o planeta contra qualquer intruso. Quando a Stardust III partiu, o ilt Plofre, mais tarde chamado de Gucky por Perry Rhodan, se contrabandeou a bordo. Ele gostou de ter encontrado uma câmara de frios e cenouras congeladas. Seu instinto brincalhão levou a uma falsa transição e a Stardust III acabou indo parar no sistema Tuglan. Devido a uma mutação, Gucky reteve todas as três paracapacidades até a idade adulta e era um dos mais fortes mutantes do Exército de Mutantes terrano.

No terceiro milênio

No ano 2045

Nessa época, quase todos os ilts foram exterminados com a experiência dos ogros. Somente 27 deles puderam ser salvos por Gucky e levados para uma colônia em Marte. Entre os resgatados estavam Iltu e Gecko, os quais, além da telecinesia, também eram proficientes em teleportação. Os ilts Ooch e Hemi não eram apenas telecinetas, mas também telepatas. Os ratos-castores Wullewull, Biggy, Bokom, Fippi e Axo também eram conhecidos pelo nome. Com o passar do tempo todos esses morreram, restando somente Gucky.

No ano 2106

Nessa época, Iltu, a primeira fêmea de rato-castor, foi trabalhar para o Império Solar na nave César.

No ano 2329

Nessa época, uma expedição de ratos-castores sob o comando do “almirante” Gecko conseguiu rastrear o desaparecido Perry Rhodan e seus companheiros no planeta Roost, no sistema Simban. Durante essa missão da “Marinha de Combate Espacial dos Ilts”, dois ilts cujos nomes não eram conhecidos foram mortos. Em fevereiro do ano 2329, nas operações de combate no sistema estelar Simban, dois ilts perderam a vida.

No ano 2403

Gucky e Iltu tiveram um filho, Jumpy, que nasceu no ano 2403. Jumpy se teleportou do útero de sua mãe, Iltu, para o sistema natal de Vagabundo quando ele nasceu, e foi resgatado por Gucky, Gecko e Ooch. Como seus pais, Jumpy era um telecineta e teleportador, embora um telepata muito fraco.

No ano 2435

Nessa época, Jumpy foi aceito como membro pleno do Exército de Mutantes. Antes mesmo disso, ele participou de uma operação contra o robô gigante Old Man.

No quarto milênio

A extinção

Exceto por Gucky, os ilts eram considerados extintos no ano 3430. No entanto, nada mais foi relatado sobre o destino dos ilts no período entre os anos 2437 e 3430. Jumpy até então era o único caso conhecido de descendência bem-sucedida entre os ilts.

  • Notas: A primeira geração de ilts resgatados deveria ter morrido com uma expectativa de vida de 500 a 600 anos até cerca do ano 2645. Jumpy, como o único membro anteriormente conhecido da segunda geração, deveria ter morrido por volta do ano 3000. O rato-castor Lowis, descoberto no ano 3581 na galáxia Chmacy-Pzan, não pode ter nascido antes do final do século XXX.

Seguindo uma dica de Aquilo, Gucky descobriu uma colônia de ratos-castores no planeta Mystery no ano 3436. Gucky suspeitava que Aquilo levou a descendência de outros ilts resgatados para esse mundo. A partir de uma inscrição no monumento ao “Salvador do Universo”, ele concluiu que uma segunda criança também havia sido levada para Mystery por ele. Não se sabe o que aconteceu com essa colônia de ratos-castores. As expedições de busca posteriores de Gucky não tiveram sucesso.

No ano 3481

Nessa época, Gucky inesperadamente encontrou outro ilt no planeta Grosocht no sistema Jaghpur, em Chmacy-Pzan, a galáxia dos hyptons: Lowis. Lowis era supostamente um membro de uma expedição de ratos-castores e foi capturado pelos cgh-rings semelhante a lagarto 400 anos antes, durante uma missão externa. Eles usaram o potencial psiônico de Lowis para existir como incorpóreo e subjugar um continente do planeta Grosocht. Lowis morreu de exaustão.

  • Nota: Nada se sabe sobre a ancestralidade e origem de Lowis.

No ano 3582

No planeta Kursobilth, na galáxia Dh'morvon, Gucky encontrou o discoriano Danjsher nessa época. O discoriano era extremamente semelhante a um ilt. Tinha apenas a largura de uma cauda maior e seu pelo marrom-avermelhado estava ligeiramente manchado. Em vez de um único dente incisivo, ele tinha dentes pronunciados. Danjsher, entretanto, havia perdido suas habilidades psi devido à sua idade.

No ano 3587

Nessa época, quando Gucky tentou libertar Aquilo do sorvedouro de matéria Jarmithara, a superinteligência mostrou a ele os ilts vivendo em Mystery em uma projeção.

  • Nota: Não se sabe se a projeção foi precisa ou de qual época as imagens foram tiradas.

No ano 412 NCG

Gucky conseguiu libertar os últimos 150 ilts das mãos de um saltador. Quando Gucky visitou o planeta Mystery mais uma vez, esses ilts também haviam sumido.

No ano 1208 NCG

A ayindi Moira presenteou Perry Rhodan em 25 de janeiro do ano 1208 NCG com a cabeça de um ilt como troféu. Ela havia adquirido essa “recordação” em “época mais recente”.

No ano 1291 NCG

Quando Peregrino entrou no caldeirão de DaGlausch, a esposa de Gucky, Iltu, se separou do coletivo de Aquilo e revelou a ele que todos os ratos-castores, incluindo aqueles que perderam suas vidas quando Vagabundo foi destruído, haviam sido absorvidos pelo superser.

No ano 1312 NCG

Nessa época, Perry Rhodan e Gucky encontraram o ex-cavaleiro das profundezas Vaikan de Vaniloon no Pulso de Tradom. Esse cavaleiro das profundezas diferia de um ilt apenas em sua altura de 1,50 m. Os ilts de Vagabundo provavelmente descendiam de seu povo. Há mais de 1,4 milhão de anos Vaikan organizou a defesa contra a superinteligência Occian em Tradom junto com um milhão de qevayaans do coletivo dos querionenses, errantes e descendentes dos hathors. A superinteligência Vaia surgiu há cerca de 1,4 milhão de anos a partir da conexão de 80% do povo qevayaan com o cavaleiro das profundezas Vaikan de Vaniloon como seu núcleo.

No ano 1463 NCG

Em fevereiro desse ano, vários ilts, incluindo Iltu, Gecko, Jumpy e Ooch, foram brevemente libertados do depósito mental de Aquilo. Junto com outros chamados mutantes de Aquilo do depósito mental da superinteligência, eles apoiaram os mutantes de Stardust em Talanis na luta contra Vatrox-Vamu, que ocupou o sistema Stardust. Eles treinaram os mutantes de Stardust na aplicação de suas habilidades e formaram um parabloco com eles, cuja energia concentrada foi amplificada com a liberação de matéria psi e repentinamente liberada contra Vatrox-Vamu. Isso permitiu que Vatrox-Vamu fosse retirado do sistema. Logo depois disso, Iltu e Jumpy, mas possivelmente também outros ilts, foram liberados novamente por Aquilo junto com outros mutantes para ajudar o povo da centelha, dessa vez na luta contra um olho de fogo da Monarquia Frequencial, que ameaçava o Sistema Solar. Nessa luta, Iltu e Jumpy encontraram sua morte final em 8 de maio do ano 1463 NCG junto com outros mutantes de Aquilo. Em 11 de maio do ano 1463 NCG, o olho de fogo caiu no Sol, foi pego pelo corpus psi de Archetim e finalmente engolido por Aquilo sem nenhum dano significativo na Terra ou no Sistema Solar. Ao mesmo tempo, Aquilo absorveu 350 milhões de neo-globistas, os schohaakens que viviam na Terra e mais de mil pessoas de centelha, bem como todos os mutantes de Aquilo que sobreviveram até então e estavam em Talanis, incluindo os ilts Gecko e Ooch.


Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR17, PR18, PR98, PR126, PR189, PR190, PR191, PR255, PR302, PR361, PR396, PR714, PR747, PR772, PR779, PR957, PR968, PR1993, PR2195, PR2561, PR2576, PR2577, PR2597, PR2598, PR2858.
  • RP 11, RP 28, RP 77, RP 290.
  • PR-Action nº 25.
  • Volume de Jubileu nº 5.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ilts”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de/Mausbiber). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: