Rolfth

Quarto planeta do sistema estelar do sol vermelho-amarelado Ontry-Melonzus, situado na Via Láctea. É o lar dos ontakenos.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Ontry-Melonzus
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 18.222 anos-luz
Luas: 2
Tipo: Mundo gelado
Superfície: Mundo normal e frio com três continentes, completamente gelado nos polos por uma era glacial periódica, enormes geleiras cobrem grande parte da massa terrestre, as áreas livres de gelo no equador consistem em estepes áridas; fauna e flora escassa, ciclones frequentes
Período de rotação própria: 27,9h
Gravidade superficial: 0,91g
Povo conhecido (habitantes): Ontakenos (primitivos) habitando meio na água e meio em terra
Instalações técnicas: Até o ano 3460, base da União Carsuálica, posteriormente assumida pelo Concílio dos Sete

Dados Gerais


É um mundo normal gelado do tamanho da Terra, com três continentes. Rotação de 27,9 horas e gravidade de 0,91g. Grandes partes dos continentes foram cobertas com geleiras por uma era glacial persistente desde cerca do ano 1.500 AC. A zona equatorial é livre de gelo. A temperatura média diurna ali é de 13°C, mas cai acentuadamente à noite. A atmosfera é rica em oxigênio com ciclones frequentes. As zonas livres de gelo consistem em grande parte de estepes com gramíneas áridas, musgos e arbustos baixos. No entanto, é um mundo pouco propício à habitação por seres humanos normais. Possui duas luas. O planeta é habitado pelos ontakenos. Os ontakenos alcançaram um estágio de desenvolvimento que corresponde aproximadamente ao da Idade do Bronze Média na Terra. Um assentamento conhecido é Nantek-Trunt.

Fauna

Os ontakenos caçam animais terrestres nativos, como nantes e wiwusch. Peixes conhecidos são: siwis, braks, heshs e lols. Um animal perigoso é o brookbu, um predador com dentes e garras afiadas perigoso, apesar de sua ação desajeitada, porém, muito hábil.

História


O sistema estelar Ontry-Melonzus com o planeta Rolfth - em homenagem a seu descobridor - já pertenceu à União Carsuálica. As pessoas da União Carsuálica, que o haviam descoberto antes da invasão dos lares, haviam vivido em Pernath, o terceiro planeta, apenas haviam instalado uma estação de pesquisa e uma base com espaçoporto nele. Como os habitantes de Pernath haviam resistido amargamente à tomada de poder dos lares e dos superpesados aliados com eles, Pernath havia sido devastado e contaminado radioativamente por um grupo de frotas dos superpesados. Os poucos sobreviventes foram deportados. O Concílio dos Sete, então, escolheu Rolfth como base, porque os membros do povo do Concílio dos hyptons encontraram as condições ambientais que eles preferiam e se assemelhavam às de seu mundo natal. Os lares chamaram o ramo principal de Murnte-Neek. O planeta foi escolhido pelos hyptons como a residência principal dentro da Via Láctea. Ali eles não precisavam carregar unidades de refrigeração e podiam viver em habitações com janelas abertas. Tallmark e os outros keloskianos que Perry Rhodan havia vazado para os lares também foram levados para Rolfth por um curto período de tempo pelos lares. No ano 3581, servia de base principal dos hyptons na Via Láctea. Nessa época, ocorreu a fuga dos keloskianos ali. No ano 3582, o lare Hotrenor-Taak, em Rolfth, foi visitado por uma delegação dos mucis que veio pedir ao Emissário dos Hetossanos um pacto de não agressão e proteção contra o NIE. No ano 3583, o portador de ativador celular capturado Runeme Shilter foi trazido para Rolfth e entregue sob custódia de Hotrenor-Taak. Esse último retirou o ativador celular que precisava para a calibração do campo DCG, fazendo com que o ertrusiano morresse dolorosamente devido à deterioração celular explosiva. Pouco tempo depois, outro ertrusiano e portador de ativador celular, Nos Vigeland, atacou a base principal para destruir o ativador celular de Shilter e impedir o desenvolvimento do campo DCG. Ele destruiu cerca da metade dos prédios sem atingir seu objetivo.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR754, PR755, PR762, PR793, PR794.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Rolfth”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: