UST-3048

Espaçonave terrana. Trata-se de uma nave transportadora de grande porte do antigo Império Solar. No ano 3442, foi utilizado pelo Comando de Busca de Inteligências (CBI).

Detalhes Técnicos


A nave era uma esfera com 2.500 metros de diâmetro. Estava equipada para que pudesse voar com uma tripulação de doze homens. A espaçonave tinha sido modificada de modo que “[…] todos os controles, que em seu conjunto formavam o verdadeiro centro nervoso da nave, convergiam em quatorze consoles de controle da sala de comando. As outras chaves, que tinham perdido a utilidade, foram removidas”(citação, episódio PR532).

Membros da tripulação conhecidos


  • Orin Ellsmere (major, comandante). Outros membros da tripulação conhecidos eram: Carstairs Ellis (cosmobiólogo de ofício e primeiro-especialista), Elisa Kainchen (especialista de segunda classe), King Pollack (sargento, encarregado dos computadores de bordo), Kochem (capitão, primeiro oficial) e Robert C. Hollingswort (tenente, copiloto).

História


Em abril do ano 3442, ele se encontrava estacionado no planeta Ustrac e foi utilizado pelo Comando de Busca de Inteligências (CBI). Em 14 de abril daquele ano, a UST-3048 decolou do espaçoporto de Munroe, após a readaptação feita pelos robôs de manutenção, para o primeiro voo de treinamento. A tarefa da tripulação era voar a partir de Ustrac para um ponto definido com precisão a uma distância de 18 anos-luz, enviar uma mensagem de hiper-rádio pré-formulada e retornar da mesma maneira. Após a decolagem, descobriu-se que a positrônica de bordo havia sido manipulada (tinha sido sabotada pelo ASAC) e o major Ellsmere parou o voo. De volta para Ustrac, verificou-se que um backup de plasma imbecilizado do ASAC ainda tinha acesso à hiperimpotrônica e realizava controles incorretos em toda parte em Ustrac. Depois que o plasma foi desligado, o voo foi repetido dois dias depois, com grande sucesso. Em 25 de julho desse ano, o UST-3048, com uma tripulação de 15 terranos a bordo, decolou de Ustrac para o sistema estelar Puntoron-Shin para encontrar um grupo de pesquisadores liderados pelo prof. dr. Mart Hung-Chuin, que esteve pesquisando no planeta Obelisco por vários anos. Eles estavam estacionados na base de Point Chuin, no planeta Obelisco. Aparentemente, o planeta reagiu porque, após o primeiro pouso da espaçonave, uma cratera de dois quilômetros de diâmetro e 800 metros de profundidade se formou após um terremoto. Durante a segunda tentativa de aterrissagem, essa foi dificultada por um furacão repentino, que foi neutralizado pelo campo de repulsão da nave espacial. O CBI encontrou dois grupos de cientistas. O primeiro grupo representava aproximadamente dois terços dos cientistas e chamava-se neutrinistas sob a liderança do matelógico Persh Hankolore. O segundo grupo foi encontrado mais tarde, com o nome de chuinistas em homenagem a seu líder, Mart Hung-Chuin. O que ambos os grupos tinham em comum era o fato de terem sido aparentemente influenciados pelos inúmeros obeliscos que haviam examinado e de onde o planeta recebeu esse nome. A equipe de pesquisa foi evacuada e levada para o Mundo dos Cem Sóis, onde a UST-3048 chegou em 14 de agosto. Os cientistas conseguiram se livrar da imbecilização depois de entrar no espaço linear pela primeira vez. No mundo natal dos pos-bis, eles se encontraram com o prof. dr. Geoffry Abel Waringer.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR531, PR532, PR547.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “UST-3048”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: