Bazar cósmico
Tipo de estação espacial que serve de centro comercial da Hansa Cósmica, estacionada em pontos estrategicamente importantes da Via Láctea e proximidades.
Dados Gerais
Esses centros comerciais são formados pelas seis ex-naves semeadoras restantes dos sete Poderosos (sendo que apenas a nave semeadora de Bardioc, a Pan-Thau-Ra, não se tornou um bazar cósmico), mas agora com o nome das cidades da Liga Hanseática histórica. Todos os bazares estão conectados entre si e com o QG da Hansa na Terra, a Lua e o planeta Olimpo por meio de uma cadeia de retransmissores da Hansa. Grandes sistemas de transmissores de matéria interconectam os bazares uns aos outros.
Dados técnicos
Todos os bazares cósmicos são esféricos e com um diâmetro de 1.126 quilômetros. Uma nave tem 1.000 conveses principais numerados de cima para baixo. Os conveses 1 a 100 abrigam as várias estações de comando, escritórios, alojamentos da tripulação, etc. Os conveses 101 a 999 são projetados para locais de armazenamento, manuseio de carga e local de pouso de espaçonaves. No convés 1.000, está localizada a central de evasão. Além de muitos pequenos elevadores e transmissores, um bazar é atravessado por dois elevadores antigravitacionais principais: um elevador de transporte de mercadorias com 800 metros de diâmetro e um elevador de passageiros forte de dez metros. A tripulação regular consistia de pelo menos 4.000 pessoas.
Nomes e posições
No ano 424 NCG, as seis estações foram movidas para as seguintes posições:
1) Hamburgo (anteriormente, a Gor-Vaur, do Poderoso Ganerc), no Punho de Provcon, a 2 anos-luz do planeta Gaia;
2) Novgorod (anteriormente, a Bolter-Than, do Poderoso Ariolc), no aglomerado globular M-13, a 27 anos-luz do sistema Árcon;
3) Danzig (anteriormente, a Abet-Dhen-Mar, do Poderoso Partoc), fora do sistema Eugaul;
4) Bergen (anteriormente, a Nogen-Zand, do Poderoso Murcon), na Grande Nuvem de Magalhães (GNM);
5) Luebeck (anteriormente, a Wasten-Galt, do Poderoso Lorvorc), “ancorada” no Eastside galáctico, a 14 anos-luz do sistema Verth, dos blues;
6) Rostock (anteriormente, a Hordun-Farban, do Poderoso Kemoauc), perto do Mundo dos Cem Sóis.
História
No ano 3587, os terranos receberam as seis naves semeadoras. Originalmente, elas deveriam servir para evacuar a Galáxia dos tremores espaciais. No entanto, conseguiu-se reparar a fonte de matéria Gourdel em tempo útil. Após a fundação da Hansa Cósmica no ano 1 NCG, as naves semeadoras foram levadas para suas novas localizações, renomeadas e convertidas em pontos nodais da Hansa.
Fontes
- PR1007, PR1024.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kosmischer Basar”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).