Gol

Décimo quarto planeta do sistema estelar Vega, situado na Via Láctea. Esse nome — uma referência a um gigante das lendas antigas (um ogro da mitologia) — foi proposto por Reginald Bell no ano de 1975. O seu nome ferrônio é desconhecido.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Vega
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 27 anos-luz
Luas: Várias
Tipo: Mundo extremo, gigante gasoso
Período de rotação própria: Aproximadamente 14 h
Diâmetro equatorial: 434.000 km
Densidade média: Aproximadamente 150 g/cm³
Gravidade superficial: 916 g
Atmosfera: Amônia, hélio, metano e hidrogênio
Superfície: Planícies tempestuosas e geladas, feitas de pedras e pináculos, bem como extensos lagos
Habitantes: O planeta é habitado por estranhos seres luminosos, os gols

Dados Gerais


É um mundo gigante do tipo de Júpiter, cujo diâmetro corresponde a três vezes o desse, isto é, chega a 434.000 km. Ao contrário do planeta solar, sua densidade é muito elevada, pois possui um núcleo sólido. De acordo com as medições realizadas a bordo da nave Stardust III, a sua gravitação superficial corresponde a 916 g. Sua atmosfera é de amônia, hélio, metano e hidrogênio. Sua superfície é de planícies tempestuosas e geladas, feitas de pedras e pináculos, bem como extensos lagos. O período de rotação é um pouco menos de 14 h. Sobre o núcleo propriamente dito — que pode ser sólido ou líquido —, há uma atmosfera de cerca de 20.000 km de altura. É um ambiente cuja pressão deve ser superior a 40 mil atmosferas, um mundo cujas características se afastam dos demais. Sua densidade média é de cerca de 150 g/cm³. É uma densidade superior à do ósmio, que é o metal mais denso que os terranos conheciam até o século XX. Portanto, as escalas de pressão na superfície excedem tudo que a técnica de alta pressurização da Humanidade já concebera ou realizara até o século XX. A densidade da sua atmosfera é tamanha que os raios solares, por mais intensos que fossem, são absorvidos por completo depois de terem penetrado nela alguns milímetros. Gol parece ser uma espécie de sol resfriado. Em seu interior, devem existir campos gravitacionais que não se baseiam exclusivamente nos princípios de Newton, mas têm outras causas. O planeta é um monstro em todos os sentidos.

História


No século XX

Em setembro do ano de 1975, Perry Rhodan, com a Stardust III, enfrentou perigos tremendos nesse planeta para descobrir mais uma pista do Imortal no âmbito da Charada Galáctica, antes que a nave fosse transportada com um transmissor fictício em dezembro para o sistema do planeta Vagabundo.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR10, PR16.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Gol”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: