Arpa Chai

Segundo planeta do sistema estelar do sol Wahiat Zent, situado na Via Láctea. O nome vem do idioma dos laboris e significa “ninho oculto”.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Wahiat Zent
Galáxia: Via Láctea
Tipo: Mundo desértico
Diâmetro equatorial: 6.444 km
Tempo de rotação própria: 12,5 h
Temperatura média diurna: 48 ºC
Gravidade superficial: 0,72 g
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio (rarefeita)
Superfície: Mundo normal seco, apenas recursos hídricos nos polos, juntamente com flora e fauna
Habitantes: Nenhum (até o ano 3587, laboris semelhantes a insetos)
Instalações técnicas: Estação de aviso robótica de Amtranik para anunciar reforços de tropas

Dados Gerais


É um mundo quente e seco cuja paisagem é dominada por lagos e rios apenas nas regiões polares. Nessas áreas, a fauna e a flora também são limitadas.

Maciço dos Gigantes

O Maciço dos Gigantes é uma cordilheira em forma de ferradura perto do polo sul planetário. O vale delimitado por essa cadeia montanhosa formava a área de assentamento exclusiva dos laboris até o ano 3587, porque era protegido pelas montanhas dos ventos escaldantes que sopravam mais ao norte. Eles o chamavam de Vale Fértil. O maciço é parcialmente crivado de cavernas e túneis. Bem conhecida é a caverna de Tumsalik, da qual um túnel leva a um curso de água sub-planetário.

Hay Hayyat

Embora o Hay Hayyat seja apenas a oitava montanha mais alta do Maciço dos Gigantes, no entanto, é particularmente notável por causa de sua umidade. Está localizada ao norte do vale povoado pelos laboris. Sua importância central para os laboris, a montanha recebeu pela lenda, afinal os laboris vieram dessa montanha e a montanha um dia os chamará de volta para si mesma. No ano 3587, descobriu-se que o Hay Hayyat realmente continha os restos de uma instalação construída por Amtranik há 1,2 milhão de anos, bem como a Vazifar com o Amtranik adormecido. No final do ano 3587, a montanha foi completamente destruída com a decolagem da nave Vazifar.

Gigante Sussurrante

Esse afloramento rochoso de cerca de 50 metros de altura no Maciço dos Gigantes pode ser visto em uma visão imaginativa como uma imagem de um labori gigante. Uma caverna no pé do Gigante Sussurrante é a entrada para um sistema de túneis amplamente ramificado. Também se pode ouvir o som de um riacho subplanetário, porém, sem acesso aos laboris.

Outros locais conhecidos

  • Barreira Negra (uma falha continental), Kalayn Kongg (uma montanha), Tragg Tranath (uma montanha), vale circular das fontes de enxofre (uma área de vale), Vale das Mil Torres (uma formação geológica de inúmeras colunas calcárias), Vale dos Dragões (um desfiladeiro), Wangg Wanath (um vulcão extinto de 2.500 metros de altura).

Flora e fauna

A flora e a fauna são extremamente predatórias. Além das plantas carnívoras, há vários predadores perigosos; mas, também os animais menores, como os insetos, devem ser considerados com cautela. Por exemplo, uma espécie de escorpião gigante chamado belgremeiro e um predador voador chamado bron-klyth, são conhecidos.

História


Após a destruição das Hordas de Garbesch por volta de 1,2 milhão de anos AC, os laboris se retiraram para esse mundo. Do material das últimas naves, Amtranik, um líder das Hordas e líder dos laboris, construiu uma instalação secreta dentro do Hay Hayat, que deveria aguardar o retorno dos garbeschianos. Apenas sua nave capitânia, a Vazifar, permaneceu completamente para trás em um hangar da montanha. Em setembro do ano 3587, a instalação despertou e começou com a coleta e o treinamento de combate de todos os laboris do planeta. A espaçonave terrana Harmos com 500 metros foi atacada pela instalação e forçada com raios tratores a pousar em um planalto em frente ao Hay Hayyat. Depois houve uma luta impiedosa pela sobrevivência, que só terminou quando o resto da frota terrana encontrou o planeta e atacou. A Vazifar foi forçada a fugir. O Hay Hayyat foi completamente destruído. A equipe sobrevivente da Harmos foi resgatada.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR976, PR984.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Arpa Chai”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: