Yurgill

Segundo de um total de cinco planetas do sistema estelar do sol gigante e vermelho Aerthan, chamado de Novo Moragan-Pordh pelos porleyteranos, situado na Via Láctea, no aglomerado estelar globular M-3. Devido ao arranjo peculiar dos planetas, o sistema também é chamado de Instalação dos Cinco Planetas.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Novo Moragan-Pordh
Galáxia Via Láctea (M-3)
Distância para o Sistema Solar: Aproximadamente 35.000 anos-luz
Luas: 0
Período de rotação própria: 21,4 h
Diâmetro equatorial: Quase do tamanho da Terra
Gravidade superficial: 0,89 g
Atmosfera: A sua atmosfera de oxigênio é boa
Temperatura média diurna: 28,5 ºC
Povos conhecidos (habitantes): Porleyteranos

Dados Gerais


O planeta possui três grandes continentes e inúmeras ilhas. Os continentes norte e sul são conectados pelo terceiro e maior continente, que tem a forma de um pedaço de tubo inflado. As pontas afiladas quase tocam os outros continentes. No meio do maior continente corre uma cadeia montanhosa de até 6.000 metros de altura na direção norte-sul. As planícies estão conectadas umas às outras por vales e desfiladeiros. A cerca de 3.000 metros, fica a linha de neve nas montanhas.

Clima

O clima do mundo é regulado artificialmente. Isso significa que não há irregularidades ou desastres naturais relacionados ao clima.

Flora e fauna

A flora e a fauna são muito diversas. No entanto, elas exalam uma grande calma. A selvageria natural e a aspereza estão completamente ausentes. Tudo se encaixa harmoniosamente. Um predador conhecido é o kaerraxe.

Desenvolvimento

Os porleyteranos construíram suas instalações em ambos os lados da cordilheira central. Teve o cuidado de inserir os edifícios de forma imperceptível na paisagem paradisíaca, de forma a garantir uma simbiose perfeita entre a natureza e os ramos. Os vários complexos estão distribuídos de forma descentralizada na paisagem tipo parque. Estações técnicas foram criadas no subsolo.

Satélites

Yurgill não possui luas. Satélites pequenos e compactos orbitam o mundo e são instalados para vários fins de controle.

História


Já há mais de dois milhões de anos, os porleyteranos usavam Yurgill como seu lugar preferido para ficar. [...]. Em um momento desconhecido, os porleyteranos Turghyr-Dano-Kerg, Drymos-Vara-Kerg e Lomander-Arga-Kerg quebraram um dos tabus mais estritos de seu povo ao transferir suas consciências para os corpos de seres vivos com baixa inteligência em Yurgill. Algum tempo depois, Drymos-Vara-Kerg e Lomander-Arga-Kerg destruíram os corpos de atuação androides armazenados em Yurgill, bem como as espaçonaves estacionadas no planeta, após o que desapareceram sem deixar vestígios. No ano 2401, Turghyr-Dano-Kerg atraiu a nave terrana Sodoma para Yurgill, manteve o almirante Clifton Callamon vivo na chamada cripta de estase e deixou o resto da tripulação em paz. O coronel Baeldar Hartingsson montou um depósito com suprimentos e armas para Callamon. Hartingsson e os últimos membros da tripulação morreram algum tempo depois do ano 2505. Nos séculos que se seguiram, Turghyr-Dano-Kerg tentou sem sucesso abusar de Callamon como um novo hospedeiro. Quando, não muito antes do ano 425 NCG, caiu sobre Yurgill um meteorito (chamado de joia estelar) que emitia impulsos hipnossugestivos, o porleyterano usou isso para quebrar a resistência de Callamon. No entanto, os impulsos fortaleceram as fracas paracapacidades de Callamon para que pudesse emitir um chamado mental por ajuda. Em agosto do ano 425 NCG, Gucky atendeu ao pedido de ajuda de Callamon, destruiu a joia estelar com a arma chamada trombeta de Jericó e o libertou da cripta de estase. Em seguida, eles investiram juntos contra Turghyr-Dano-Kerg, que queria usar a nave Sodoma, estacionada em Yurgill, para chegar ao planeta vizinho Zhruut.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1070, PR1074, PR1259, PR1409.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Yurgill”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm/Yurgill). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: