Calendário arcônida

Sociedade. Também conhecido como tempo galacto, os anos recebem a adição da Ark, ou seja, de Árcon.

Dados gerais


O ano

A órbita sideral do planeta original Árcon (Árcon III), que durava 365,22 dias de Árcon, é chamado um ano de Árcon. Corresponde a 1,182 ano terrestre. A cada 50 anos, como parte de um ano bissexto, 11 dias de Árcon são adicionados ao ano, que é contado como 365 dias de Árcon. Esse período intermitente é nomeado após o décimo segundo dos Doze Heróis, os chamados pragos de Vretatou. Os próprios dias correspondem aos onze heróis restantes.

Os meses

O ano de Árcon é dividido em dez votaniis, ou períodos, que correspondem aproximadamente em significado aos meses terranos. Cada período dura 36 dias de Árcon. Além disso, antes da virada do ano, há os cinco feriados das katanas do capit, que remontam a ritos antigos e meio esquecidos nos quais os deuses arcônidas da fertilidade eram honrados no passado. Por regulamento, as autópsias em cadáveres são proibidas nos últimos dias antes do início das katanas do capit. No presente, esses pragos geralmente não têm mais nenhum significado ritual-religioso.

Ordem de sucessão

  • 1) eyilon, 2) hara, 3) tarman, 4) dryhan, 5) messon, 6) tedar, 7) ansoor, 8) prikur, 9) coroma, 10) tartor.

O dia

O dia, arcônida prago (plural pragos), é dividido em vinte horas, arcônida thontas (singular thonta). Uma hora de Árcon corresponde a um valor comparativo de 1,4185 hora no cálculo da Terra. Assim, um dia de Árcon dura 28,37 horas terrestres. Uma thonta é dividida em 100 centithontas (1 centithonta = 0,8511 minuto ≈ 50 segundos) e 1.000 millithontas (1 mililithonta ≈ 5 segundos) em correspondência com minutos e segundos. Outras subdivisões da thonta é a decithonta.

História


O calendário foi introduzido após o fim da Grande Guerra de Libertação e da Guerra do Centro. Era parte da falsificação histórica arcônida, na qual todas as memórias dos antigos progenitores aconenses deveriam ser apagadas. Os arcônidas foram particularmente ativos durante os reinados dos sucessores de Gwalon I, Volgathir I e Volgathir II. Esses anos também viram a introdução da contagem de ano novo. O ano 20.431 AC do calendário terrano foi definido como início do calendário, como ano 1 da Ark. Esse momento coincidiu com um evento lendário registrado por Arbaraith, o arrebatamento do herói Tran-Atlan. Isso leva ao fato de que o calendário arcônida começou mais do que claramente antes do início de um povo arcônida independente. A fundação do Grande Império, sinônimo da entronização de Gwalon I, deu-se nesse sentido no ano 1774 da Ark. Os 2.097 anos da contagem terrana foram simplesmente adicionados.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR13.
  • Centauri nº 4.
  • Volume Azul nº 14.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Arkonidische Zeitrechnung”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: